Diáconos em Missão – Arquidiocese de Vitória
Os diáconos transitórios da Arquidiocese de Vitória Jonatan Rocha do Nascimento e Lucas Folador Muniz Pina seguiram no último domingo, dia 22 de janeiro, para as Missões na Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, no Estado do Pará. A expectativa é que fiquem seis meses por lá compartilhando suas vidas e seus dons nas Paróquias Nossa Senhora das Graças, em Redenção e Nossa Senhora das Dores, em Floresta do Araguaia.
Para Jonatan ainda é cedo para falar da experiência, pois acabaram de chegar, mas a expectativa é muito boa: “conhecer novas realidades sempre são importantes para o crescimento humano e espiritual. Tudo faz parte de um amadurecimento necessário às exigências da vida presbiteral que abraçaremos em breve”, relata.
Entre as atividades que já realizaram até o momento Jonatan explica que por enquanto, celebraram, “conduzi uma Oficina de Lectio Divina e teremos mais celebrações. O que temos feito é conhecer, aos poucos, os paroquianos. A Igreja aqui se organiza de modo muito semelhante ao que estamos acostumados. Tudo muito bem-organizado. A única dificuldade aparente, de fato, são as distâncias”.
Lucas detalha que passaram o dia todo viajando no domingo e quando chegaram no Pará, foram recebidos pelo senhor Luís que os levou de carro até a cidade de Redenção. A partir do próximo sábado ele segue para a paróquia localizada em Floresta. “Estamos com grande expectativa para exercer nosso ministério diaconal e auxiliar no que for preciso o povo de Conceição do Araguaia. Espero que seja um momento de bênçãos e graças na minha vida e na vida do povo de Deus”.
Durante o processo formativo do Seminário Nossa Senhora da Penha existe a etapa missionária. Padre Jorge Campos, reitor do Seminário, explica que o seminarista enquanto está se formando realiza o estágio pastoral missionário nas paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória e isso acontece desde o primeiro ano de Filosofia até o quarto ano de Teologia. Quando o seminarista encerra sua formação e é ordenado diácono existe essa passagem por uma outra Diocese.
“O nosso Arcebispo faz uma proposta para os diáconos, de uma missão fora da Arquidiocese, ou seja, é importante que o padre que está sendo ordenado tenha uma visão mais ampla da Igreja e de outras Igrejas particulares, principalmente em áreas de missão. Então Dom Dario, escolheu a Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia para a realização desse estágio pastoral missionário dos diáconos”.
O acordo feito por Dom Dario com o bispo da Diocese de Conceição de Araguaia, Dom Dominique, é de colaboração com o envio dos diáconos da Arquidiocese de Vitória por alguns períodos. Quando eles terminam a Teologia, se ordenam diáconos eles são enviados para a missão. “Isso possibilita que o futuro presbítero tenha uma visão missionária da Igreja, ele percebe que tem outras realidades desafiadoras para a missão, além da nossa Igreja particular. E não só percebe isso teoricamente, porque eles estudam sobre missão, mas eles têm uma prática missionária”.
E a importância desse movimento para o futuro presbítero é de que ao retornar para trabalhar na Arquidiocese de Vitória ele já consegue identificar a sua realidade como Igreja de Vitória, seus desafios. “Isso é bom para nossa Arquidiocese, é muito bom para nosso Seminário que forma os futuros padres, e todos saem ganhando, inclusive a Diocese que recebe os missionários, no caso, Conceição do Araguaia, que é muito carente de missionários e tem durante um período esses diáconos que prestarão serviços para a Igreja”, finaliza padre Jorge.
© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por
© Copyright Arquidiocese de Vitória.
Feito com por