Dinâmica da política: pelas mãos de Lula, Tasso e Eudoro juntos no Passeio Público – Focus.jor

0
63

A política é dinâmica! Sim. Dá voltas. Distancia. Separa. Aproxima. Eudoro Santana, entre 1987 e 1989 compôs o secretariado do primeiro Governo de Tasso Jereissati. Na sequência, passou á condição de duro opositor.
Foi a gestão da ruptura. Uma amizade e aliança que durou até o momento em que Tasso e seu grupo chegaram a dicutir internamente um possível apoio à candidatura presidencial de Fernando Collor de Melo, em 1989.
Então secretário de Agricultura e Reforma Agrária, com trajetória de esquerda, mas distante do petismo de então, Eudoro não gostou da ideia de apoiar Collor e fez um rompimento público com Tasso. Deixou o Governo e voltou para seu mandato de deputado estadual, o primeiro dos quatro.
Na sequência dos acontecimentos, Tasso não ficou com Collor, deixou o PMDB e se compôs com uns intelectuais paulistas que haviam fundado o PSDB, a sigla que pretendia ser a social-democracia brasileira. Daí se deu uma grande amizade entre Tasso e Mário Covas, que foi o candidato a presidente tucano.
No parlamento, Eudoro se dedicou a fazer oposição a Tasso e, na sequência, a Ciro Gomes e depois a Tasso novamente (mais dois governos). Detalhe: como opositor de Ciro, Eudoro acabou formando uma sólida amizade com Cid Gomes, que era líder do Governo. Não foi à toa a confiança depositada em Camilo, o filho do amigo.
Bom, o fato é que Eudoro e Tasso mantiveram caminhos próprios na política desde a separação até que se encontrasem em um ato de campanha em Fortaleza.
E o inusitado: os dois se encontram no mesmo ato político pelas inusitadas mãos de Lula, em uma caminhada pelo velho renovado Passeio Público de Fortaleza.
Eudoro colocando adesivo em Tasso é sim um dos flagrantes que ajuda a contar parte de nossa História política.
Se saírem do papel, os traçados vão totalizar mais de mil novos quilômetros de ferrovias
O site, que não era ligado oficialmente a Bolsonaro, foi derrubado a pedido da própria campanha
ACM Neto disputa o governo da Bahia com o petista Jerônimo Rodrigues
© 2022 Focus.jor | O que importa primeiro. Todos os direitos reservados
por Agreg Digital

source

Leave a reply