Dino quer ex-ministro de Bolsonaro fora da cúpula do DF e manda 'recado' com portaria – Yahoo Noticias

0
92

Em portaria, ministro da Justiça e Segurança Pública de Lula (PT) proíbe ceder servidores da pasta que respondam a processos para outros cargos;
Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro, é delegado da PF e responde a dois processos no STF;
Segundo assessores de Lula, a avaliação é de que Torres na Segurança do DF significaria insegurança para o governo petista.
Uma portaria editada nesta quinta-feira (5) serve como recado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O texto proíbe que servidores da pasta sejam cedidos a outros órgãos se estiverem respondendo a processos ou inquéritos. É o caso de Anderson Torres, ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL), delegado da Polícia Federal, que responde a dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF).
Acusado de usar o ministério para beneficiar politicamente o ex-presidente da República, Torres foi convidado a retornar à pasta da Segurança no DF, que chefiava antes de ir para o governo federal.
Como delegado de carreira, ele estaria sendo cedido pelo ministério de Dino para o cargo no DF.
Todavia, o ex-ministro responde a dois processos no STF: um pelo vazamento do inquérito sigiloso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outro pela participação em uma live em que Bolsonaro fez ataques infundados às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral brasileiro.
Segundo as novas regras da portaria, Ibaneis tem até 15 dias para apresentar um pedido fundamentado sobre o interesse em manter Torres na Secretaria de Segurança Pública. Depois, o ministério comandado por Dino vai analisar se há algum processo administrativo ou judicial contra o ex-ministro. Se houver, o pedido será negado automaticamente e retorna ao cargo de delegado.
Segundo apuração do blog de Valdo Cruz, do portal G1, na avaliação do presidente Lula (PT), o ex-ministro agiu para prejudicar a candidatura petista enquanto integrava o governo de Bolsonaro.
Além disso, Torres é acusado de se omitir nos episódios de vandalismo envolvendo bolsonaristas no 12 de dezembro, data de diplomação de Lula e do vice dele, Geraldo Alckmin (PSB).
Assessores ouvidos por Valdo Cruz apontam que a presença do ex-ministro na Segurança do DF significaria insegurança para o governo do petista.
Bolsonaristas radicais já estavam em prisão temporária após serem alvo da Operação Nero, deflagrada no fim de dezembro
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A China constitui a maior ameaça estratégica ao Japão e à comunidade internacional, e Tóquio precisa reforçar sua diplomacia e musculatura militar para enfrentar o desafio ao lado dos Estados Unidos, rivais de Pequim na Guerra Fria 2.0. As afirmações são do chanceler do Japão, Yoshimasa Hayashi, que chega a Brasília neste domingo (8) para dois dias de visita, em que deve se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista por escrito à Folha,
Infiltrações, mesa danificada, vidro quebrado, piso descascado e obras de arte no chão. Esses foram…
O duque, de 38 anos, afirmou em seu polêmico livro de memórias, 'Spare' ['O que sobra'], que matou 25 combatentes do Talibã enquanto serviu com o exército britânico no Afeganistão
Astro uruguaio e a esposa Sofi Balbi estão casados há 13 anos e tiveram três filhos juntos
Após quatro dias e 15 votações, o republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos na madrugada deste sábado(7), após uma disputa acirrada dentro do partido.
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), vai anunciar na tarde desta sexta (6) a equipe de secretários do MEC (Ministério da Educação) e do órgãos vinculados à pasta. A presidência do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), deverá ser ocupada por Manuel Palácios, professor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Minas Gerais O Inep é responsável pelo Enem e outras avaliações da educação. Palácios já foi secretário de Educação Bási
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse hoje (7) que a pasta está mobilizada para atuar diante de atos políticos como os registrados em São Paulo na noite desta sexta-feira (6) assim que se caracterizar competência federal. “A atribuição constitucional, em um primeiro momento, é das esferas policiais locais”, disse, em seu perfil no Twitter. Na postagem, Flávio Dino citou o registro de atos políticos em outras localidades “inclusive com absurdas agressões” e pediu que pesso
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro procura pelo alemão Tommy Klak, 28, desaparecido desde a tarde de quarta-feira (4). Bombeiros buscam pelo seu corpo no mar de Copacabana, já que imagens de câmeras de segurança mostram um homem nu, com as características físicas dele, entrando sozinho na água, sem retornar. A polícia supõe que seja Klak. Horas depois dessa filmagem, seu namorado, o americano Leonard Pacheco, 36, foi detido por policiais militares no Leblon, susp
Após passar o réveillon em Paris com a ex-namorada, Bruna Biancardi, Neymar foi visto passeando com…
Oitenta anos atrás — e décadas antes da produção de James Cameron — o regime de Hitler financiou um filme ambicioso e caro sobre o famoso naufrágio, mas a versão nazista passou longe de ser um sucesso de bilheteria.
O caso, que aconteceu em 25 de maio de 2022, teve muita repercussão, após a tortura contra Genivaldo ter sido gravada.
Carreta chegou a ser atingida pelo deslizamento, mas ninguém ficou ferido; não há previsão para liberação da via
Jade Picon curtiu a noite de sexta-feira, 6, muito bem acompanhada. A atriz de "Travessia" esteve…
Veja o momento bizarro em que uma vaca é resgatada depois de ficar presa em um pote gigante de cerâmica em Kandal, Camboja, em 14 de dezembro.
O Chelsea anunciou, na tarde deste sábado, a contratação da promessa vascaína Andrey Santos, de 18…
O Talibã colocou as organizações humanitárias no Afeganistão "entre a cruz e a espada", ao proibi-las de empregarem mulheres, ameaçando seu trabalho vital em um dos países mais carentes do mundo.
XANGAI/HONG KONG (Reuters) – O fundador do Ant Group, Jack Ma, abrirá mão de controle da gigante chinesa da indústria de fintechs, em uma reformulação que busca virar a página de uma restrição regulatória desencadeada logo após a sua gigantesca estreia no mercado de ações ser destruída dois anos atrás. O IPO de 37 bilhões de dólares do Ant Group, que teria sido o maior do mundo, foi cancelado de última hora em novembro de 2020, levando a uma reestruturação forçada da empresa de tecnologia financ
O projeto ITER, no sul de França, tinha o primeiro ensaio previsto para 2025. Agora, até o investimento de mais de 20 mil milhões de euros deve derrapar
Grupo de bloqueio na bancada republicana mantém o favorito da maioria da Câmara dos Representantes na expetativa para se tornar "speaker"

source

Leave a reply