Diplomação representa vitória contra grupos antidemocráticos, diz Alexandre – conjur.com.br

0
99

Por Danilo Vital e Tiago Angelo
Para o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, a diplomação de Lula e Geraldo Alckmin como presidente e vice eleitos, realizada nesta segunda-feira (12/12), tem duplo significado: premia a chapa vencedora das eleições e representa uma incontestável vitória da democracia contra ataques antidemocráticos.
A afirmação foi feita durante o evento, na sede do tribunal. Moraes citou o uso extensivo de desinformação e discurso de ódio "por diversos grupos organizados que, já identificados, garanto, serão integralmente responsabilizados para que isso não retorne nas próximas eleições". O presidente do TSE ainda disse que os extremistas autoritários não conhecem o Poder Judiciário brasileiro.
"O Judiciário brasileiro tem coragem, tem força, tem celeridade e altivez; manteve sua independência e imparcialidade, garantindo o respeito ao Estado de Direito e realizando eleições limpas, transparentes e seguras; concretizando mais uma etapa na construção e fortalecimento da democracia."
A luta do TSE e do Supremo Tribunal Federal pela manutenção da democracia e pela legitimidade das urnas também foi reconhecida no discurso do presidente eleito Lula, momentos antes. O petista citou a coragem dos magistrados na atuação em um período muito conturbado da história republicana brasileira.
Segundo Alexandre de Moraes, o país passou por período de ataques aos três principais pilares democráticos: a liberdade de imprensa e de manifestação de pensamento, a integridade do sistema eleitoral e a independência do Judiciário.
Coube à Justiça Eleitoral estudar, planejar e se preparar para atuar de maneira séria e firme no sentido de impedir que desinformação maculasse liberdade de escolha dos eleitores e ampliar os instrumentos de fiscalização e auditoria das urnas. Por fim, o Judiciário precisou conviver com ameaças institucionais e ataques pessoais.
"Encerra-se mais um ciclo democrático, com respeito à soberania popular e à Constituição Federal e com seu término, as paixões eleitorais devem ser substituídas pelo respeitoso embate entre situação e oposição, pela necessária união de todos na constante construção de um país melhor, mais solidário e com verdadeira igualdade social", disse o ministro.
"Desejo ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao vice presidente eleito Geraldo Alckmin, em nome de toda a Justiça Eleitoral, serenidade, êxito, paz e felicidades nessa nova missão", concluiu.
Clique aqui para ler o discurso do ministro Alexandre de Moraes
 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.
 é correspondente da revista Consultor Jurídico em Brasília.
Revista Consultor Jurídico, 12 de dezembro de 2022, 16h09
2 comentários
ielrednav (Outros)
13 de dezembro de 2022, 8h17
O antidemocratico é ele o proprio Alexandre de Morais que não respeita a Constituição Federal
Nunca vi ministro a favor de um partido .Cortou todos o beneficios da liberdade de expressão e ainda mandou prender pessoas honestas .
Responder
Professor Edson (Professor)
12 de dezembro de 2022, 18h35
Parabéns Moraes.
Responder
Explosão de reclamações mostra desrespeito à cultura de precedentes
TSE confirma cassação de prefeito que aparelhou jornal para se eleger
Não prestar contas de propósito basta para gerar inelegibilidade
Partidos federados não podem atuar isoladamente para propor ação

source

Leave a reply