Dois futuros ministros de Lula estudaram na mesma escola pública; veja quais são – Revista Fórum
Dois futuros ministros indicados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estudaram na mesma escola e na mesma época.
A instituição é o Colégio Estadual Luiz Tarquínio, localizado em Salvador, capital da Bahia. O nome homenageia o filho de uma escrava liberta e de origem muito humilde, que viveu entre 1844 e 1903 e ascendeu de vendedor de bilhetes de loteria, na infância, a um dos maiores industriais baianos na segunda metade do século XX.
Estudaram por lá, na década de 70, os futuros ministros Rui Costa, que assumirá a Casa Civil, e a cantora Margareth Menezes, escalada para a Cultura.
Rui Costa, que está com 59 anos, e Margareth, com 60, nasceram em Salvador, onde passaram a infância e a adolescência. A artista morou na Boa Viagem, bairro onde fica a Luiz Tarquínio, na chamada Cidade Baixa, próximo à zona portuária soteropolitana.
Em 2015, dias depois de iniciar seu primeiro mandato à frente do Executivo baiano, Rui Costa chegou a levar a cantora para uma visita à unidade.
Rui Costa e Margareth Menezes durante visita à escola em 2015 — Foto: Divulgação
O governador estudou por lá entre 1974 e 1978, da 5ª à 8ª série — equivalente ao período que vai, hoje, do 6º ao 9º ano, na reta final do Ensino Fundamental —, e teve a agora companheira de ministério como colega que cursava uma turma acima. Na época, o Luiz Tarquínio ainda se chamava Centro Integrado de Educação, atendendo da pré-escola até o antigo 2º grau, com formação profissional em nível técnico.
O Centro Integrado foi extinto em 1997, dando origem a duas novas unidades públicas com o mesmo nome: a Escola Estadual Luiz Tarquínio, exclusiva para Ensino Fundamental, e o Colégio Estadual Luiz Tarquínio, com o Ensino Médio na modalidade técnico-profissionalizante.
Nos anos 2000, graças a um projeto do governo federal durante os primeiros mandatos de Lula, os estudantes passaram a contar com ensino em tempo integral.
Um projeto da época estimulava os alunos a elegerem anualmente um “governador mirim” para cada escola da rede estadual.
“Foi a Margareth quem lembrou que eu, que devia ter uns 10, 11 anos de idade, fui o escolhido”, contou Rui Costa em entrevista à “Globonews”, na qual revelou a relação pregressa entre os dois.
Míriam Leitão então comentou: “uma escola com dois ministros? Tem que fazer uma festa nesse colégio”.
Com informações de O Globo