É falso que Bolsonaro despachou fardado recentemente; imagem que circula é antiga – Yahoo Noticias

0
101

Uma imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) assinando um documento fardado circula nas redes sociais
Segundo usuários, ele estaria despachando com aquela roupa, o que indicaria a aproximação de um golpe militar
Mas a imagem circula fora de contexto, ela foi registrada em 2021
Circula nas redes sociais uma imagem de Jair Bolsonaro (PL) assinando um documento fardado. De acordo com seus apoiadores, a imagem seria um registro recente do presidente estaria "despachando" e isso indicaria que uma intervenção militar estaria próxima. "Bolsonaro hoje, despachou fardado. O cerco está se fechando. São mais de 300 mandatos de prisão que serão efetivados antes da diplomação do Larápio. Está acontecendo……… Graças a Deus", diz a legenda de uma publicação.
Mas isso é falso. A imagem é de 2021 e foi tirada de contexto. Naquela ocasião, ele assinou um decreto que alterou o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica.
Uma busca reversa pela imagem viral no Google, direcionou a uma notícia de 2021, que utilizou a mesma foto. O texto informa que o registro é do presidente Jair Bolsonaro assinando um decreto que alterou o Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica.
Ao pesquisar as palavras-chave "Bolsonaro decreto Regulamento do Corpo do Pessoal Graduado da Aeronáutica", foi identificada uma notícia no site da FAB (Força Aérea Brasileira), de dezembro de 2021. O decreto 10.878 foi assinado pelo presidente em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Brasília. Dentre outros pontos, a medida modificou o prazo de ingresso dos Cabos no Quadro Especial de Sargentos.
Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito no segundo turno das eleições, diversos conteúdos têm espalhado informações falsas nas redes sociais sobre um suposto golpe militar que estaria em curso. Um deles foi o de que Bolsonaro teria decretado Estado de Sítio, o que é falso, conforme verificado pelo Yahoo! Notícias.
Diversas publicações também têm apostado na desinformação sobre as eleições do Brasil, como justificativa para uma intervenção militar. Mas também não é verdade que qualquer fraude nas urnas tenha sido comprovada. Ao contrário, observadores eleitorais reforçaram a credibilidade do sistema brasileiro.
Uma delas foi a Uniore (Missão da União Interamericana de Organismos Eleitorais), que não identificou maiores problemas no funcionamento das urnas e considerou a eleição brasileira como exemplar para a América Latina.
O International IDEA (Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral) ressaltou a confiabilidade das urnas e classificou os ataques ao funcionamento das urnas como controvérsias "desnecessárias".
Conteúdo semelhante foi verificado pelo Aos Fatos.
Julgamento sobre constitucionalidade do mecanismo está marcado para esta quarta-feira
Na versão aprovada pela CCJ, a PEC diz que espaço fiscal aberto "poderá" ser usado para atender as demandas da equipe de transição e das comissões permanentes da Câmara e do Senado
Diante disso, a informação está sendo utilizada para calcular o que é preciso fazer para a educação não parar no ano que vem.
Presidente derrubou algumas lágrimas durante evento das Forças Armadas
Jair Bolsonaro foi às lágrimas durante uma cerimônia de promoção de oficiais nesta segunda-feira (05). Saiba detalhes.
Futura primeira-dama é responsável pela organização do evento do dia 1° de janeiro
Milton Baldin foi detido na noite de terça-feira por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes e afirmou que queria protestar contra plano de devolução de armas
Circula nas redes que o Brasil estaria sob tutela das Forças Armadas, por conta de uma alteração no Manual da Mobilização Militar. Mas a informação é falsa. O documento não prevê a intervenção das Forças Armadas.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu segurar as lágrimas durante um evento com oficiais das Forças Armadas nesta segunda-feira (5)
Copa do Mundo do Catar não terá jogos pela primeira vez desde o seu início, mas a bola continua rolando em outras competições ao redor do mundo
Meio-campo, nascido na Paraíba, analisou triunfo português sobre a Suíça nas oitavas de final da Copa do Mundo
Países da OEACP reunidos em Luanda. Estados de África, Caraíbas e Pacífico debatem o futuro na capital angolana.
Márcio Henrique Silva Pinto, de 28 anos, estava saindo do local para fazer uma entrega
A vitória de Portugal por 6 a 1 foi histórica e igualou a pior derrota sofrida pelo país em Copas…
Último triunfo foi sobre a Alemanha, na final de 2002; desde então, foram cinco derrotas, com 15 gols sofridos
A proposta, que havia sido aprovada na semana passada, permitia que a polícia da cidade tivesse acesso a robôs equipados com armas letais.
O comitê da Câmara de Representantes que investiga o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos por apoiadores de Donald Trump planeja recomendar acusações criminais ao Departamento de Justiça, disse seu presidente nesta terça-feira (6).
Instituto para o Estudo da Guerra destaca nova estratégia de Moscovo
Um grupo de convidados, incluindo sobreviventes do nazismo na Europa, teve nesta quarta-feira, pela…
A legislação precisa agora de ser formalmente aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.

source

Leave a reply