É falso que Bolsonaro foi nomeado verdadeiro presidente do Brasil – Yahoo Noticias
Usuários espalham nas redes um vídeo alegando que Bolsonaro teria sido nomeado o verdadeiro presidente do Brasil
Segundo as postagens, isso teria acontecido, pois uma fraude nas eleições foi descoberta
Mas as informações são falsas, confira a checagem do Yahoo! Notícias
Circula nas redes sociais que o Exército teria nomeado Jair Bolsonaro (PL) como o presidente do Brasil, após ter uma fraude nas eleições ter sido supostamente descoberta.
"Militares brasileiros declararam Bolsonaro o verdadeiro presidente do Brasil após evidências de uma eleição fraudada", diz um trecho em espanhol do vídeo viral.
Mas a informação é falsa. Nenhuma notícia nesse sentido foi identificada em veículos de imprensa. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já foi diplomado como o presidente eleito para 2023 a 2026. Também não foi encontrada qualquer evidência de fraude nas eleições do Brasil
Uma busca no Google pelas palavras-chave "militares nomearam bolsonaro presidente", não identificou registros de que o atual presidente tenha sido nomeado pelas Forças Armadas para mais um mandato. O Exército, não é responsável por "nomear" os ocupantes do Executivo. Essa função cabe ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por meio da diplomação, que reconhece o resultado das urnas como válido e habilita os eleitos a tomarem posse em seus cargos.
Lula foi diplomado em 12 de dezembro de 2022, em uma cerimônia no plenário do TSE, em Brasília. Isso significa que o petista está apto para tomar posse como presidente do Brasil em 1º de janeiro de 2023.
Além disso, não é verdade que qualquer fraude nas urnas tenha sido comprovada. Ao contrário, instituições que atuaram como observadores nas eleições brasileiras reforçaram a credibilidade do sistema.
Uma delas foi a Uniore (Missão da União Interamericana de Organismos Eleitorais), que não identificou maiores problemas no funcionamento das urnas e considerou a eleição brasileira como exemplar para a América Latina.
O International IDEA (Instituto para a Democracia e Assistência Eleitoral) ressaltou a confiabilidade das urnas e classificou os ataques ao funcionamento das urnas como controvérsias "desnecessárias".
Nas últimas semanas, diversos boatos sobre uma suposta intervenção das Forças Armadas têm circulado nas redes. Publicações criam histórias sobre decretos e ações do Exército, mas informações são falsas. Confira as checagens do Yahoo! Notícias sobre o assunto:
É falso que bandeira negra de guerra foi hasteada no Palácio da Alvorada
Não foi decretada intervenção militar com base no artigo 142 da Constituição
Compra de combustível pelo Exército não é movimento atípico nem indica golpe
É falso que Brasil está sob tutela das Forças Armadas
É falso que Bolsonaro foi diplomado como Presidente pelas Forças Armadas
Conteúdo semelhante foi analisado pela Agência Lupa.
Circula nas redes que ma bandeira negra teria sido hasteada no Palácio da Alvorada, em dezembro de 2022, o que significaria que o pais entrará em guerra. Mas a informação é falsa, a bandeira que aparece no registro não é preta e tem outro significado.
A Copa do Mundo já terminou no Catar, mas nas redes sociais continua mais viva do que nunca. Com…
Por Steve Holland, Dan Peleschuk e Olena Harmash WASHINGTON/KIEV, 23 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos democratas, deu aprovação final nesta sexta-feira a um pacote de auxílio de 45 bilhões de dólares para a Ucrânia, depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, voltou de Washington com a promessa de mísseis Patriot para ajudar a afastar os ataques da invasão russa. A medida, parte de um projeto de lei de financiamento do governo de 1,66 trilhã
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu o Ministério da Integração Nacional aos parlamentares da União Brasil. De acordo com as negociações, o cargo ficaria com o deputado Elmar Nascimento (BA), que foi relator da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que abriu espaço no Orçamento de 2023 para o novo governo. Se confirmada, a nomeação manteria sob o controle de Elmar um dos postos mais cobiçados pelo centrão, a Codevasf (Companhia de Desenvolvime
A ex-chefia da PRF, deixou o cargo máximo da corporação na última terça-feira (20), quando foi exonerada da função.
Depois de cinco anos, o senhor recebeu um visitante incomum em sua casa
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, não virá ao Brasil para a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro de 2023, em Brasília. O futuro governo deixou de negociar a viabilização da vinda do líder do país vizinho, segundo informação antecipada pelo UOL e confirmada pela Folha de S.Paulo. O obstáculo para a vinda do ditador venezuelano ao Brasil é uma portaria publicada em agosto de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (P
Apresentador compartilhou experiência nas redes sociais
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em novembro, o deputado federal Alexandre Frota compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que um garçom era comparado a Jair Bolsonaro (PL) pela semelhança física. A piada girava em torno do afastamento do mandatário das tarefas públicas após a perda da eleição e o fato de ele supostamente ter preferido virar garçom a trabalhar pelo país. Mas a brincadeira não caiu bem para o homem que virou "sósia do Bolsonaro". Tanto que ele entrou com um processo na Justiça c
Gabriel Medina foi flagrado acompanhado de uma morena na saída da própria festa de aniversário; a moça tem 32 anos e…
Escalada de casos é fruto do fim da política de "covid zero" do governo
Decreto publicado inclui perdão há crimes cometidos há mais de 30 anos. Massacre com 111 mortes ocorreu em 1992
Deputados federais petistas foram escalados para ministério e futura secretaria vinculada à Presidência
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na tarde desta sexta-feira (23) para São Paulo, onde passará o Natal com sua família. O futuro mandatário estava acompanhado da senadora Simone Tebet (MDB-MS). De acordo com petistas, ele não terá agenda política e retorna para Brasília na segunda-feira (26). A viagem ocorre após uma sequência de reuniões do petista nesta manhã, em que tenta desatar o nó com as aliadas Simone e Marina Silva (Rede). Ele esteve
A polêmica em torno da participação "excessiva" do chef turco Nusret Gökçe, conhecido nas redes…
Defesa da eurodeputada tinha pedido hoje a libertação com pulseira eletrónica, mas sem sucesso
João Jorge foi anunciado pela futura ministra da Cultura Margareth Menezes
Em Kiev, 60% dos transformadores foram destruídos.
Investigação da BBC revela que mulheres presas nos protestos estão sendo submetidas à violência e tortura nas mãos das autoridades nos centros de detenção espalhados pelo país.
A poucos dias do final do ano, os ministros da Energia da União Europeia chegaram a um acordo para limitar os preços excessivos do gás, após meses de debate sobre a implementação ou não de um teto para as importações na Europa.