É falso que ligações e mensagens no Whatsapp serão gravadas a … – UOL Confere

0
23

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos
Do UOL, em São Paulo
10/01/2023 18h24
O STF não autorizou monitoramento de chamadas do WhatsApp, como afirma mensagem repassada no aplicativo de mensagens. O boato foi desmentido pelo STF e pelo WhatsApp. O tribunal disse que a informação não procede, e o WhatsApp disse que a mensagem é falsa.
O UOL Confere recebeu o pedido de checagem desse conteúdo pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem falsa? “Você está sabendo que: A partir de amanhã, em todo o mundo, existem novas regras de comunicação, todos os governos da Europa, América do Norte e América do Sul chegaram a um acordo com a Whatsapp, Twiter, Facebook e outros canais de comunicação. Todas as chamadas serão gravadas. Todos os registros de chamadas telefônicas são gravados. Todas as mensagens e chamadas WhatsApp são gravadas. O Twitter é monitorado. NO BRASIL O STF AUTORIZOU O MONITORAMENTO. O Facebook é monitorado. Todas as mídias e fóruns sociais são monitorados. Por favor, informe aqueles que não sabem. Todos os dispositivos estão conectados aos sistemas departamentais do Governo Federal e dos governos do mundo. TAL AÇÃO É PARA MONITORAR O CRIME ORGANIZADO, E TERRORISMO. Tenha cuidado para não enviar mensagens ou informações desnecessárias que sejam contrárias aos governos, leis e moralidade. Evite dizer informações sensíveis ou sensíveis aos seus amigos e familiares. Diga aos seus filhos e tenha muito cuidado! É muito importante transmitir esta mensagem hoje. Porque a partir de amanhã já existe uma outra forma de vigilância em todos os países do mundo. Incrível mas certo. Envie-o apenas hoje a todos os seus entes queridos e amigos. Tudo o que você escreve ou fala pode ser usado contra você e não uma piada é uma realidade!!! Repassem urgente!”
O que diz o WhatsApp e o STF? A empresa responsável pelo aplicativo de mensagens disse as informações são falsas, e que o WhatsApp usa criptografia de ponta a ponta, “o que significa que todos os conteúdos trocados dentro do aplicativo (sejam texto, voz, vídeo, imagem) só podem ser acessados por quem envia e por quem recebe as mensagens”, justifica a empresa.
Já sobre a suposta decisão do STF de ter autorizado o monitoramento de redes sociais, o tribunal afirmou que a informação não procede.
UOL Confere também procurou o Facebook, que reafirmou que a mensagem é falsa.
O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply