É falso que Lula foi chamado de genocida em visita aos yanomami – Yahoo Noticias
Publicações nas redes sociais espalham boatos sobre a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por Roraima, onde indígenas da etnia yanomami têm sofrido com graves problemas de saúde como desnutrição, malária e infecção respiratória aguda. Segundo usuários, ele teria sido chamado de genocida por manifestantes durante a viagem.
As postagens divulgam um vídeo em que algumas pessoas aparecem segurando cartazes com termos como "genocida".
Mas a informação que circula é falsa:
O vídeo viralizado nas redes sociais não mostra o presidente sendo chamado de genocida
Os protestos foram realizados contra o garimpo e o governo estadual
Não foram encontrados registros de manifestações nesse sentido contra Lula
O vídeo que circula nas redes não mostra em nenhum trecho o presidente sendo chamado de genocida pelos manifestantes que o receberam na chegada à Casa de Saúde Indígena Yanomami, localizada em Boa Vista, capital do estado de Roraima.
Além disso, buscas no Google não identificaram qualquer registro de protestos contra o presidente na visita ao estado.
Em sua chegada ao local, havia um grupo de pessoas protestando contra o garimpo e o governo do estado de Roraima, como é possível ver em registros feitos pela imprensa. Fotografias divulgadas pela Assembleia Legislativa do Estado de Roraima reforçam o que foi divulgado por jornais:
Na sexta-feira (20), o Ministério da Saúde declarou emergência em saúde pública, por meio de uma portaria, no território Yanomami, como forma de assegurar atendimento em saúde em caráter de urgência.
Além da declaração, houve a instalação de um Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. Uma equipe técnica está em Roraima há uma semana, e há a previsão de funcionamento de um hospital de campanha para atendimento aos indígenas.
Conteúdo semelhante foi verificado pela Aos Fatos.
A Princesa de Gales, Kate Middleton, apostou em um outfit marcante e monocromático para evento em Londres, no Reino…
Caminhoneiro chegou a ser preso em 2021, por ordem de Alexandre de Moraes, sob acusação de ter sido um dos idealizadores de manifestações de teor golpista ocorridas no Sete de Setembro daquele ano
Paris Saint-Germain não conta com Neymar para o duelo
Odair Hellmann tem indefinições para fechar elenco do Estadual
Em entrevista ao Yahoo, ex-BBB opina sobre atual edição do reality show
Mulher pediu desculpas pelas declarações e prestou depoimento à polícia
Rodolfo Landim revelou que o Signal Iduna Park, do Borussia Dortmund, é o grande modelo para o Rubro-Negro
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O campeão olímpico da seleção de vôlei e jogador do Cruzeiro Wallace Souza usou as redes sociais nesta terça-feira (31) para pedir desculpas após fazer uma enquete polêmica nos stories do Instagram perguntando: "Daria um tiro na cara do Lula com essa 12?". A pergunta foi feita após ele postar fotos segurando uma arma em um clube de tiro. Souza, que nunca escondeu ser apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que resolveu se pronunciar porque a enquete gero
Assessoria da cantora explicou ao Yahoo em qual situação a foto foi tirada
Presidente do União Brasil, Luciano Bivar lidera o ranking de ausências; levantamento do GLOBO levou em conta parlamentares que cumpriram mais de um quinto do mandato na última legislatura
Episódio levou ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a acionar a AGU
A atriz Annie Wersching teve diversos papéis relevantes na televisão ao longo de sua carreira, incluindo 24 horas, The Vampire Diaries e Star Trek: Picard.
Na novela 'Travessia', o atentado contra Guerra (Humberto Martins) fará o filho de Guida (Alessandra Negrini), Rudá…
Empresa quer que punição seja revogada ou que valor de R$ 1,2 milhão seja diminuído
A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca, afirma que soube da fuga de três…
BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira ser favorável à estabilidade econômica e à seriedade fiscal, mas disse que também defende a seriedade política e social no país. Em discurso durante evento com movimentos sociais no Palácio do Planalto, o presidente disse que a dívida social brasileira é o maior débito que o país tem e repetiu a promessa de campanha de reajustar o valor do salário mínimo em termos reais em todos os anos de seu governo.
Veja o momento em que um mau motorista acidentalmente bloqueou o trânsito ao tentar ultrapassar um ônibus em uma estrada estreita na Costa Amalfitana, Itália, em 6 de janeiro.
Um dos jovens que sobreviveu ao acidente que matou ao menos quatro pessoas do Esporte Clube Vila…
Criticado com frequência por causa de sua aparência, o músico uruguaio Pablo Vares, marido de…
Tarcísio de Freitas defende que estado mantenha participação acionária na empresa, por meio, por exemplo, de ação especial, para ter papel relevante em decisões após venda ao setor privado