Eleitor de Lula é assassinado ao comemorar vitória em Goiás – Congresso em Foco

0
45

Ao sair de casa para comemorar a vitória de Lula nas eleições, Antônio Guanabara foi baleado, e projétil ricocheteou em uma criança. Imagem meramente ilustrativa. Foto: William Krapp/Creative Commons
Violência política

01.11.2022 08:36 0

Temas
Tags
Receba por

No município goiano de Padre Bernardo, no entorno do Distrito Federal, o morador Antônio Guanabara, de 56 anos, foi vítima de um assassinato com arma de fogo em meio à comemoração do resultado das eleições, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O disparo, que a família da vítima suspeita ter sido realizado por um eleitor de Jair Bolsonaro (PL), também atingiu uma criança que passava ao lado.
O chacareiro Watila dos Santos, de 39 anos, genro de Antônio, narra o ocorrido. “Ele era petista, e estava acompanhando a apuração dos votos. Quando saiu o resultado, ele foi comemorar na rua, passou em uma distribuidora e seguiu para a casa da filha. No caminho, foi celebrando, gritando ‘é Lula, é Lula’ na rua. Então veio um carro, passou por ele e atirou”.
A esposa de Watila era uma dos quatro filhos de Antônio. Os dois eram parceiros de negócios: o genro é produtor de alimentos orgânicos, que vende no município, e o sogro prestava serviço como tratorista tanto para Watila quanto para outras propriedades do município, um dos polos agrícolas da região.
Leia também
Antônio morreu logo ao ser atingido. A bala, porém, ricocheteou no ombro de uma criança que passava no local. Watila informa que a criança se encontra internada, mas passa bem. O atirador, porém, fugiu com o carro, e acabou não sendo identificado pela Polícia Militar. “O Antônio estava apenas expressando seu voto, como é o direito de cada um. As pessoas precisam aprender a respeitar os direitos e a respeitar o que os outros pensam”, desabafou.
As autoridades policiais de Padre Bernardo foram contactadas pelo Congresso em Foco, não havendo resposta.
Antônio Guanabara não foi o único alvo de violência política após as eleições. Em Foz do Iguaçu (PR), mesma cidade onde o dirigente petista Marcelo Arruda foi assassinado durante sua festa de aniversário em julho, um eleitor bolsonarista disparou contra o carro do guarda municipal, Geferson Santos, que dirigia com sua esposa e dois filhos. O veículo estava adesivado em apoio a Lula. Segundo o portal UOL, ninguém foi ferido, e o suspeito fugiu sem ser identificado.
Em Santa Catarina, a situação evoluiu para um linchamento. O deputado estadual eleito pelo PT do Paraná, Renato Freitas, divulgou em suas redes um vídeo flagrando uma multidão de pessoas vestindo a camisa da seleção brasileira no município de Itapema, onde agridem uma eleitora de Lula no meio da rua que tentava entrar em seu carro, parado por conta da multidão. Ao conseguir, os manifestantes chutaram o veículo, arrancando um dos espelhos.
Confira o vídeo:

Autoria
Lucas Neiva Repórter. Jornalista formado pelo UniCeub, foi repórter da edição impressa do Jornal de Brasília, onde atuou na editoria de Cidades.
Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.
Seja Membro do Congresso em Foco
Destaques
Relacionadas
Prêmio Congresso em Foco
Blog do Sylvio
Colunistas
Últimas Notícias
Receba por
Perspectivas exclusivas e a melhor análise do poder
Receba o melhor do Congresso em Foco no e-mail. Inclui Resumo da Semana, aos sábados e Agenda do Poder, às segundas.
Receba notícias também via
Não venderemos ou distribuiremos seu endereço de e-mail a terceiros em nenhum momento. Veja nossa política de privacidade.
Assine nossa newsletter
Digite o seu email e receba gratuitamente todos os dias nosso boletim eletrônico com as principais publicações do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Whatsapp?
Adicione o nosso número (61-99435-9758) à sua lista de contatos e envie uma mensagem com a palavra “cadastrar”. Na era das fake news, compartilhe notícias de verdade publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Quer receber as nossas notícias no Telegram?
Acesse o link https://t.me/congressoemfocotelegram. Na era das fake news, compartilhe notícias verdadeiras publicadas com a credibilidade de quase duas décadas do Congresso em Foco.
Receba nosso aviso de publicação
Seja avisado na hora sobre as nossas publicações. Ative o sino para receber as notificações em sua tela.

source

Leave a reply