Elmano de Freitas tem primeira reunião política de olho na governabilidade – Diário do Nordeste

0
44

Membro da equipe de transição, a deputada Augusta Brito (PT) explica que o encontro serve para que “o governador tenha uma percepção mais ampla do governo”
Escrito por Ingrid Campos e Alessandra Castro, 06:00 – 11 de Novembro de 2022. Atualizado às 07:22
Está marcado para esta sexta-feira (11), em um hotel de Fortaleza, encontro entre o governador eleito, Elmano de Freitas (PT), com lideranças partidárias cearenses. A reunião ocorre em um cenário de movimentação política para a garantia da governabilidade a partir de 2023.   
“(O encontro será) para ouvir quais são as expectativas dos partidos em relação ao governo, à execução de alguma pauta específica ou de alguma pauta que eles possam ter uma percepção que o governo não tenha diretamente, então o governo quer ouvir o máximo que puder”, explica Augusta Brito (PT), membro do grupo de transição, deputada estadual e suplente de senador eleita.

“É para que o governador tenha uma percepção mais ampla do governo, do que pode ser feito para abranger a todos e todas”, completa a parlamentar.
Legendas como o MDB, partido da vice-governadora eleita Jade Romero, e importante aliado na campanha eleitoral deste ano, e o PDT, do qual o PT pretende se reaproximar, foram convidadas para a ocasião, que se dará em um café da manhã com previsão de início por volta das 9h.
O PCdoB também estará presente com o ex-senador Inácio Arruda e o presidente estadual da sigla, Luiz Carlos Paes.
Outras agremiações, como o União Brasil, de Capitão Wagner, e o PSD, de Domingos Filho, que foram fortes rivais da sigla petista na campanha, disseram ao Diário do Nordeste que não foram convocadas.
Além disso, as assessorias de imprensa dos presidentes estaduais do Republicanos (Ronaldo Martins), do PL (Acilon Gonçalves) e do PSDB (Tasso Jereissati), informaram que não vão participar da reunião.

A agenda desta sexta pode marcar o início oficial da possível reaproximação de PDT e PT, que romperam ainda na pré-campanha.
A reportagem procurou alguns parlamentares pedetistas eleitos para o próximo mandato na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) para entender em que pé estão os diálogos sobre o posicionamento no próximo mandato.
O líder do partido na Casa, Guilherme Landim, afirmou que a legenda ainda não convocou seus deputados estaduais para tratar sobre o assunto, que segue incerto até o momento. O encontro com Elmano nesta sexta é o primeiro nesse caminho desde o resultado da eleição.
O restabelecimento da boa relação com o PDT é crucial para o novo governador, já que a sigla ocupa 13 cadeiras no parlamento estadual.

Rachado, contudo, o PDT vive um impasse sobre o tema. A ala mais ligada ao senador Cid Gomes é que a defende a integraçao ao governo Elmano. Já a mais ligada a Ciro Gomes pretende ficar na oposição.
 
Após pronunciamento do presidente eleito desta quinta-feira (10), o dólar fechou com alta de mais de 4%
A blindagem pode cair após a posse do presidente eleito Lula (PT), como prometeu o petista durante a campanha
Membro da equipe de transição, a deputada Augusta Brito (PT) explica que o encontro serve para que “o governador tenha uma percepção mais ampla do governo”
Rubinho é coordenador nacional do Setorial de Pessoas Com Deficiência do PT e assessor parlamentar de Acrísio Sena
Uma publicação no Twitter viralizou anunciando a suposta morte do ex-presidente do Brasil
TSE ordenou suspensão das redes sociais do deputado pela divulgação de mentiras envolvendo o resultado das eleições
Nomes de parte dos grupos temáticos foram anunciados pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin
Reunião interna do Exército deve discutir relatório das urnas eletrônicas
O ex-gestor concorreu ao cargo de deputado federal de São Paulo, mas alcançou apenas 13 mil votos
Deputados e senadores não chegaram a um acordo sobre como irão destinar os mais de R$ 280 milhões em emendas
Os colunistas do PontoPoder Wagner Mendes, Inácio Aguiar e William Santos, além do repórter de Política Felipe Azevedo irão comentar o assunto
Presidente eleito cumpre agenda de reuniões em Brasília
O advogado era um dos nomes da lista tríplice enviada ao presidente pelo STF
Segundo o petista, os nomes e a quantidade de pastas ainda estão indefinidos
Conforme o deputado federal José Guimarães (PT), vice-presidente nacional do PT, Lula fará uma aproximação com o parlamento federal e tentará alinhar algumas pautas
Desde a campanha eleitoral, o clima é de divisão entre pedetistas no Ceará. O processo acabou no rompimento com o PT
Dois parlamentares disputam os votos dos colegas na corrida pelo comando da Casa. Ainda não há, no entanto, chapas registradas para eleição
No ano passado, a bancada cearense foi a última a enviar as indicações das emendas – e também não houve consenso
Equipe fez testes em urnas de todo o território nacional
O petista pretende repetir o modelo do ministério de Lula no seu secretariado

source

Leave a reply