Em carta, Lula e governadores anunciaram criação de ‘Conselho da Federação’ – JOTA
Após reunião
Objetivo é definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados
Este conteúdo integra a cobertura do JOTA PRO PODER e foi distribuído antes com exclusividade para assinantes PRO. Conheça!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os governadores divulgaram uma carta após a reunião que tiveram nesta sexta-feira (27/1), em Brasília, em que anunciaram a criação de um “Conselho da Federação”. No grupo, terão assento representantes da União, dos estados e dos municípios. O objetivo é definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados.
Leia a carta divulgada:
“CARTA DE BRASÍLIA
Em reunião realizada hoje, 27 de janeiro de 2023, entre os vinte e sete Governadores e Governadoras dos Estados e do Distrito Federal com o Presidente da República, reafirmamos nosso compromisso com o estado democrático de direito e com a estabilidade institucional e social do país.
A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira. O encontro de hoje ratificou o desejo de todos para que o pacto federativo funcione em um ambiente cooperativo e eficiente para superarmos os entraves econômicos e para lidarmos com as grandes necessidades do povo brasileiro.
Por meio dos Consórcios Públicos, buscaremos resgatar as ferramentas de políticas públicas que facilitem uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, Estados e municípios, e que favoreçam o desenvolvimento regional.
Juntos criaremos um Conselho da Federação. Nele terão assento representantes da União, dos Estados e dos municípios visando definir uma agenda permanente de diálogo e pactuação em torno de temas definidos como prioritários pelos entes federados.
Todos os nossos esforços serão orientados pela agenda do desenvolvimento para superarmos o desemprego, a inflação, a fome e a pobreza em uma agenda integrada e negociada permanentemente.
Brasília, 27 de janeiro de 2023″.
new RDStationForms(‘marketing-formulario-acao-acertos-do-jota-pro-poder-2022-7921596391fbeb2d0354’, ‘UA-53687336-1’).createForm();
Redação JOTA – Brasília
Compartilhe Facebook Twitter Whatsapp
Tags IF JOTA PRO PODER Lula
STF
Democracia, plenário virtual da repercussão geral e os bons sinais da Emenda Regimental 58/2022
Luiz Henrique Krassuski Fortes, Ana Carolina A. Caputo Bastos | Artigos
Criptoativos
A regulação no país deve demandar maior amadurecimento e tempo para que sejam alcançadas conclusões regulatórias
Bruno Feigelson, Denis Brum Marques, Ana Clara Rodrigues da Costa, Mariana da Silva Pinto Maia Gomes | Regulação e Novas Tecnologias
Processo civil
STJ autorizou a desistência da ação de mandado de segurança até o trânsito em julgado da demanda
Luis Eduardo R. Moraes Oliveira | Artigos
Direito Penal
Ação penal, que era pública condicionada à representação, passou a ser incondicionada
William Akerman | Artigos
finanças
O dinheiro, ou a falta dele, muitas vezes tem endereço determinado
Mariana Chaimovich, Thaís Zappelini | Artigos
Atos golpistas
No total já são 134 pessoas e 7 empresas com pedido de bloqueio de bens; ao menos R$ 4,3 milhões já estão bloqueados
Flávia Maia | Executivo