Empresa divulga estudo do mapa dos patrocínios de uniformes de futebol no Brasil em 2022 – ESPN.com.br
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O IBOPE Repucom divulgou a edição 2022 do estudo que tem como objetivo mapear os patrocinadores de uniforme dos clubes presentes na Série A do Campeonato Brasileiro, organizando-os por propriedade (local de aplicação da marca) e respectivo segmento de mercado, possibilitando uma visão ampla e detalhada sobre o mercado de patrocínio nas camisas da elite do futebol nacional.
Desde o início da temporada 2022 até o término do Brasileirão, os 20 clubes da primeira divisão estamparam 159 patrocinadores diferentes em seus uniformes, volume 8% menor em relação a 2021 (172), uma média de 8 marcas patrocinadoras por clube.
Dois motivos principais, portanto, explicam o decréscimo no volume de marcas patrocinadoras na última temporada: o descenso para a Série B de duas das cinco equipes com maior volume de patrocinadores em 2021 (Chapecoense e Sport) e, principalmente, a diminuição de 58% no volume de patrocínios pontuais em 2022 (foram 20 frente a 48 da temporada anterior).
Por sua vez, a taxa de permanência se manteve acima dos 50%, ou seja, cinco em cada dez marcas que patrocinaram algum clube em 2021, seja em patrocínios regulares, pontuais ou fornecedores de material esportivo, permaneceram como patrocinadoras em 2022.
Imagem: Reprodução/IBOPE Repucom
O segmento de “Apostas Esportivas” aumentou sua presença em patrocínios na última temporada em 45%, ampliando os 11 contratos de 2021 para 16 em 2022. O setor também liderou em volume de marcas e contratos de patrocínios-máster na Série A, com 11 patrocínios de 7 marcas diferentes na propriedade mais nobre do uniforme.
Desde 2019, com a liberação de atuação no país, os sites de apostas esportivas dobraram o volume de marcas diferentes presentes nos uniformes das equipes participantes do Brasileirão.
Em contrapartida, o setor “Imobiliário, Construção e Acabamentos” passou de 30 marcas em 2021 para 18 no último ano, embora permaneça na liderança como o maior setor em volume de marcas, seguido pelo “Setor Financeiro”, com 18 marcas distintas patrocinando nosso futebol em 2022.