Enquanto famílias lamentam derrota, outras comemoram vitória na política – Blog do Didi Galvão

0
188

Algumas famílias pernambucanas tem motivo de sobra pra comemorar resultados nessas eleições, as urnas foram generosas com muitas delas. Mesmo quando houve resultado não favorável, a mesma família pode soltar fogos. A começar pela família Coelho da cidade de Petrolina que mesmo tendo duas derrotas em disputa por cargos majoritários com Miguel e Guilherme, viu dois de seus membros garantirem reeleição com expressivas votações para cargos proporcionais. Fernando Filho foi reeleito deputado federal para o sexto mandato, já Antônio Coelho foi reeleito para o segundo mandato de deputado estadual, sua votação mais que dobrou em quatro anos passando de 44.277 votos em 2018 para 91.698 em 2022.
Ainda no sertão outras duas famílias estão comemorando bons resultados, o atual prefeito de Araripina Raimundo Pimentel, conseguiu eleger sua esposa a médica Dra. Socorro para voltar a ser deputada estadual. Depois dos sucessos nas urnas de duas famílias, sendo uma do sertão do São Francisco e outra do sertão do Araripe, agora vamos falar da família Oliveira no sertão do Pajeú. A família Oliveira já tem assento na Câmara dos Deputados desde 1975, quando Inocêncio Oliveira foi eleito para o primeiro mandato em 1974. Agora o deputado federal Sebastião Oliveira está no segundo turno como candidato a vice-governador de Marília, garantido mesmo está seu irmão Waldemar que vai para o 13º mandato da família Oliveira na Câmara Federal.
Saindo do sertão e chegando à região metropolitana do Recife, já encontramos de cara dois motivos em uma única família. A família Campos elegeu Pedro Campos deputado federal, ele é irmão de João Campos prefeito do Recife. Ainda na casa dos herdeiros político de Miguel Arraes, a deputada Marília está no segundo turno e pode se tornar governadora. Sua irmã Maria Arraes foi eleita deputada, será sua substituta no parlamento federal. Silvio Costa pai, ex-deputado federal, vive o que pode se chamar de tríplice alegria. Foi eleito suplente de senador, seu filho Silvio Costa Filho, reeleito deputado federal e o outro filho, o João Paulo Costa, reeleito deputado estadual e ambos com expressiva votação.
Ainda entra nesse ciclo de famílias vitoriosas na política pernambucana, os Ferraz e Novaes de Floresta, que mesmo em disputa permanente elegeram três deputados para a Alepe. 1 é Novaes, outro é Ferraz, o terceiro é Ferraz e Novaes. O senador Jarbas Vasconcelos o mais antigo político pernambucano em atividade, até que em fim conseguiu eleger seu filho para ser deputado estadual. Eriberto Medeiros presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi eleito deputado federal e de quebra elegeu o filho para ocupar sua vaga na Alepe. Outro caso pra lá de comemorável é quando pai se elege deputado e igualmente elege o filho. Eduardo da Fonte foi eleito deputado federal, e também seu filho Lula da Fonte.

source

Leave a reply