Entidade promove 'Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra', em Vitória – Folha Vitória

0
102

A Marcha Estadual contra o Extermínio da Juventude Negra de 2022 será marcada pela valorização da memória, pela continuidade da luta antirracista, e pela igualdade de direitos para a população negra. 
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Em sua 15ª edição, a tradicional caminhada alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra acontece no dia 19 de novembro, sábado, a partir das 14h, com o tema “Nascem milhares dos nossos cada vez que um nosso cai”. O título foi extraído da música “Cota não é esmola”, da cantora, compositora e artivista Bia Ferreira.
A concentração será na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. De lá, os participantes seguem para o Bar da Zilda, a Rua Sete de Setembro, a Praça Ubaldo Ramalhete e a Avenida Jerônimo Monteiro, culminando no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas, no Parque Moscoso, que será palco de apresentações culturais.
>> Desigualdade racial: números do IBGE retratam grave problema no ES
A realização do ato é do Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), entidade que desde 2007 congrega a juventude negra capixaba com o objetivo de construir a luta antirracista pela emancipação do povo negro e contra qualquer forma de opressão.
Tradicionalmente realizado em 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o evento deste ano foi antecipado para o dia 19 em função das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), marcadas para os próximos dias 13 e 20 de novembro.
>> Veja tudo sobre como foi o primeiro dia de provas do Enem em Vitória
No ano passado, o ato ocorreu na região do Território do Bem, que envolve nove bairros periféricos de Vitória. 
De acordo com o presidente do Fejunes, Filipe Lima, o retorno do trajeto para o Centro da capital se deve à importância histórica do local. 
15ª Marcha Estadual contra o Extermínio da Juventude Negra
Tema: “Nascem milhares dos nossos cada vez que um nosso cai”
Data: 19 de novembro (sábado)
Horário: 14h
Trajeto: concentração na Praça Costa Pereira, com saída em direção ao Bar da Zilda, Rua Sete de Setembro, Praça Ubaldo Ramalhete e Avenida Jerônimo Monteiro, e encerramento no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane) – Avenida República, 121, Parque Moscoso, Vitória. No local haverá o Festival da Cultura Negra, com apresentação de grupos de capoeira, de percussão e samba.
Realização: Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) e Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane)

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

source

Leave a reply