Equipe de LULA comenta fake news em que LULA MORREU e foi substituído por SÓSIA de 10 dedos – JC Online
Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Após mais de uma semana de fake news circulando sobre suposta morte de Lula e substituição por um clone ou sósia de 10 dedos, a assessoria do presidente eleito se pronunciou sobre o assunto; veja declaração e entenda o caso
A fake news sobre a morte do presidente eleito Lula (PT) continua a circular nas redes sociais. A repercussão da notícia falsa sobre o estado de saúde de Lula fez com que até a assessoria de imprensa do presidente eleito fosse questionada sobre o tema; veja o que foi declarado.
A teoria de que Lula morreu e foi substituído por um sósia ou clone com 10 dedos vem se espalhando a mais de uma semana, piorando com a internação de Luiz Inácio para um procedimento na garganta e com o apoio do vice-prefeito de Angra dos Reis (RJ) na história.
No dia 25 de novembro, o médico Christiano Alvernaz (Republicanos) instigou ainda mais a notícia falsa ao publicar um vídeo em que aponta supostos sinais de que Lula realmente havia morrido e sido substituído.
“Estou dizendo que está tudo muito estranho. É muito conveniente ele operar a região cervical e dizer que está poupando a voz e agora só se comunica por mensagem escrita. Uma operação nessa parte onde ele tinha o nódulo não pega prega vocal. Pelo amor de Deus. Eu só médico e conheço a anatomia”, declarou Christiano.
Em outro áudio, uma mulher não identificada declara que um sósia está utilizando uma máscara de silicone criada pela Globo.
Após tanta repercussão, a coluna Grande Angular do Portal Metrópoles contatou a assessoria de imprensa de Lula, que declarou que tudo isso é uma “mentira e uma bobagem”.
“O presidente eleito está vivo, bem, com nove dedos e em plena saúde após ter se recuperado de um procedimento feito semana passada”, declarou a equipe.
Especialistas discordam da opinião do vice-prefeito de Angra dos Reis, já que a operação realizada foi na laringe, órgão que também é responsável pela fala. O tratamento feito pelo presidente eleito Lula foi exatamente para diminuir a rouquidão em sua voz. O procedimento também foi considerado um sucesso e Luiz Inácio passa bem.
Além disso, Lula já foi visto nesta segunda-feira e fotografado de perto por diversos veículos. Várias fake news sobre a “morte” de Lula já foram desmentidas pelo Blog de Jamildo.
Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]