Equipes de Bolsonaro e Lula iniciam transição – Revista Oeste – Revista Oeste

0
86

As equipes escaladas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), iniciam nesta quinta-feira, 3, os trabalhos de transição de governo. O primeiro encontro oficial do grupo será às 14 horas, na Casa Civil.
Do lado de Bolsonaro, o processo será comandado pelo ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil. Já do lado de Lula, a coordenação será de Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito. A equipe vai atuar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). 
A reunião desta quinta-feira será a primeira oficial do grupo, que já vem mantendo conversas por telefone desde segunda-feira 31. As primeiras conversas foram puxadas pela presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, que estará na equipe de transição. O coordenador-geral do programa de Lula, Aloizio Mercadante, também estará na reunião.
Ciro Nogueira é um dos ministros mais próximos de Bolsonaro e atuou na campanha do presidente nos dois turnos. Desde que Bolsonaro perdeu o pleito, contudo, Ciro se calou nas redes sociais e só se manifestou na terça-feira, 1°, quando afirmou que Bolsonaro o autorizou a iniciar o processo de transição. 
Fontes ouvidas por Oeste nos últimos dias revelam que as movimentações do PP em torno de Ciro Nogueira se iniciaram ainda na semana antes da eleição. Com a derrota de Bolsonaro, Nogueira volta ao Senado, mas não deve integrar a bancada da oposição, ao menos de imediato. Segundo aliados, ele deve se manter em uma espécie de quarentena, atuando intensamente por pautas que interessam à bancada, sobretudo no que diz respeito ao Orçamento. Ciro já foi aliado de Lula e levanta a bandeira de que o centrão é necessário para quem vencer.
A equipe de transição do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá custar até R$ 3,2 milhões. O recurso é destinado dentro do Orçamento da União, em uma rubrica específica para a transição de governo. De acordo com o núcleo forte da campanha vitoriosa do petista, os trabalhos da equipe devem ter início ainda nesta semana.
Além dos tradicionais políticos indicados pelo novo presidente da República e pelo atual para integrar o time da transição, neste ano haverá uma mudança na equipe. O Tribunal de Contas da União (TCU) fará o acompanhamento por meio de um comitê, que terá como relator do processo o ministro Antonio Anastasia. Além dele, também vão integrar o grupo os ministros Bruno Dantas e Vital do Rêgo.
 

A primeira plataforma de conteúdo cem por cento comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado. Jornalismo de excelência, focado no que é relevante, com clareza e objetividade.
Copyright © 2021 Revista Oeste – Todos os direitos reservados.
Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.
Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.
Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.

source

Leave a reply