Escândalo de corrupção da UE é "digno da série Narcos", diz comissário do bloco – ISTOÉ

0
78

Entrada de tribunal italiano em Brescia
Reutersi Reuters – https://istoe.com.br/author/reuters/
23/12/2022 – 14:18

ROMA (Reuters) – O escândalo de corrupção que abala o Parlamento Europeu, no qual suspeitos foram encontrados com malas cheias de dinheiro, parece ter sido retirado da série de televisão “Narcos”, disse nesta sexta-feira o comissário de Economia da UE, Paolo Gentiloni
“O que vimos foram cenas dignas da Netflix, de Narcos”, disse Gentiloni em entrevista à rádio pública italiana RAI, chamando o “Catargate”, que envolve corrupção e lavagem de dinheiro, de “vergonhoso” e prejudicial para a reputação das instituições da UE.
“Precisamos reagir, precisamos deixar o Judiciário belga fazer seu trabalho, e precisamos reagir talvez com regras ainda mais eficazes de transparência, especialmente no Parlamento Europeu”, disse Gentiloni.

(adsbygoogle=window.adsbygoogle||[]).push({});

No início deste mês, as autoridades belgas acusaram quatro pessoas ligadas ao Parlamento Europeu de terem recebido dinheiro e presentes do Catar, o anfitrião da Copa do Mundo, para influenciar na tomada de decisões.
O Catar negou qualquer ato ilícito.
Os suspeitos são Pier Antonio Panzeri, ex-eurodeputado socialista italiano; a eurodeputada grega Eva Kaili; o ex-assistente de Panzeri e funcionário do Parlamento da UE Francesco Giorgi; e Niccolo Figa-Talamanca, diretor de uma ONG italiana.

Os investigadores revistaram 19 casas e escritórios do Parlamento Europeu em operações de busca e apreensão nos dias 9 e 12 de dezembro. Uma fonte próxima à investigação disse que 1,5 milhão de euros foi aprendido.
Na casa de um dos suspeitos foram encontrados 600 mil euros em dinheiro vivo, e várias centenas de milhares de euros foram apreendidas em uma mala em um quarto de hotel em Bruxelas, além de 150 mil euros em um apartamento pertencente a um membro do Parlamento Europeu.
window.w3tc_lazyload=1,window.lazyLoadOptions={elements_selector:”.lazy”,callback_loaded:function(t){var e;try{e=new CustomEvent(“w3tc_lazyload_loaded”,{detail:{e:t}})}catch(a){(e=document.createEvent(“CustomEvent”)).initCustomEvent(“w3tc_lazyload_loaded”,!1,!1,{e:t})}window.dispatchEvent(e)}}

googletag.cmd.push(function(){googletag.display(‘top3’);});

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEIBM0IW-BASEIMAGE

(adsbygoogle=window.adsbygoogle||[]).push({});

Copyright © 2022 – Editora Três
Todos os direitos reservados.
Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.

source

Leave a reply