ESPECIAL ASPIRANTES: Cuiabá despacha favoritos e fatura título … – Futebol Interior

0
63

Relembre os clubes participantes, artilheiros, jogos, além do título inédito do Cuiabá na competição de aspirantes
Categorias: Futebol Base
Por: Agência Futebol Interior, 24/12/2022
Campinas, SP, 08 (AFI) – Com formato diferente dos últimos anos, quando o Campeonato Brasileiro de Aspirantes era dividido em dois grupos de oito clubes cada, neste, os mesmos 16 clubes participantes foram separados em quatro grupos com quatro clubes, e quem soube aproveitar foi o Cuiabá, que despachou a concorrência e se sagrou campeão em cima do Red Bull Bragantino.
Sem tradição alguma na competição, o Dourado, diferente da situação que viveu no Campeonato Brasileiro adulto, construiu uma campanha sólida durante a fase de grupos, na qual liderou o Grupo D do torneio de forma invicta. Este que contava também com Fortaleza, CSA e Paysandu.
Passada a primeira fase do torneio de Aspirantes, nos duelos mata-mata, passou pelo Sport e foi derrotado apenas uma vez, na semifinal, para o Fluminense. Na ocasião, perdeu por 2 a 1 fora de casa, mas venceu pelo mesmo placar no jogo de volta e avançou para a decisão nas cobranças de pênalti.
Em jogo único, o Cuiabá recebeu o Red Bull Bragantino na Arena Pantanal e, sob o comando de seu artilheiro Gustavo Henrique, que marcou duas vezes na partida, se sagrou campeão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2022.
Apesar do título do clube mato-grossense, uma campanha merece destaque nesta última edição do Brasileirão Sub-23. Trata-se do Paraná Clube, que passou por jogos onde não era favorito, e caiu apenas nas quartas de final para o vice-campeão Red Bull Bragantino.
Durante o Brasileirão de Aspirantes passou na segunda posição em grupo com Grêmio, Vitória e Brasil de Pelotas, sendo que, na quarta rodada, inclusive bateu o tricolor gaúcho por 3 a 1, no Estádio Ticão, em Campo Largo-PR.
O clube paranaense vive talvez a situação mais dramática de sua história, onde foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Paranaense na temporada 2022, e não conquistou acesso para a Série C do Brasileirão. Assim, em 2023 a principal competição do Tricolor da Vila será a Série B do Estadual, além da Copa São Paulo nas categorias de base.
O título não veio para o Massa Bruta, mas, no entanto, teve, além do melhor ataque, o artilheiro da competição, e mais dois goleadores que pedem espaço no profissional. Veja o ranking:
1. Guilherme Santos Silva (Red Bull Bragantino) – 7 gols
2. Gustavo (Cuiabá) – 6 gols
3. Kevin Quejada (Grêmio) – 5 gols
4. Bruno Dentinho (Red Bull Bragantino) – 5 gols
5. João (Vila Nova) – 5 gols
6. Thiaguinho (Red Bull Bragantino) – 5 gols
7. Samuel (Fluminense) – 5 gols
Nenhum jogo está ao vivo no momento

source

Leave a reply