ESPECIAL TÉCNICOS PAULISTÃO: Quem estará a frente das … – Futebol Interior

0
103

Conheça todos os técnicos à frente das equipes pelo Paulistão 2023
Categorias: Grandes clubes de São Paulo
Por: Ana Kubata, 01/01/2023
Campinas, SP, 23 (AFI) – Dia 15 de janeiro começa mais uma edição do nosso querido Paulistão. E para encarar uma das competições mais disputadas do país, é preciso contar com um treinador que eleve o nível do time comandado diante dos adversários. 
De todos os 16 técnicos que disputam o campeonato, apenas três deles estiveram à frente das respectivas equipes na última edição do torneio. São eles: Abel Ferreira, do Palmeiras, Rogério Ceni, do São Paulo, e Márcio Zanardi, do São Bernardo. 
Os outros clubes vão testar novas peças no comando para encarar o desafio do Estadual, que promete uma boa briga pela taça. 
O Red Bull Bragantino foi o último a anunciar seu treinador para a próxima temporada. No último dia 10 de dezembro, sábado, o Massa Bruta apresentou o português Pedro Caixinha para o lugar de Maurício Barbieri, que esteve no comando do time de Bragança por mais de dois anos. 
Conheça todos os técnicos que estarão à frente das equipes pela disputa da Série A1 do Campeonato Paulista de 2023: 
Paulo Baier chegou ao Botafogo de Ribeirão Preto em maio deste ano para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro de 2022. O treinador conduziu o time ao quinto lugar da terceira divisão nacional, com 10 vitórias, dois empates e sete derrotas, e teve seu contrato renovado no fim de temporada.
Antes do Pantera, o jovem treinador esteve no Criciúma, também pela Série C. Foram nove vitórias, quatro empates e seis derrotas no time catarinense.
Contratado após o fim da última edição da Série D do Brasileiro, Pintado assumiu a Inter de Limeira para sua terceira passagem pelo clube. 
Em 2004, primeira vez em que treinou o Leão da Paulista, levou o time ao título da Série A2 e, consequentemente, ao acesso à elite do futebol no estado. 
Seguindo a tendência de contratação de técnicos portugueses no futebol brasileiro, o Red Bull Bragantino anunciou Pedro Caixinha para 2023. Aos 52 anos, o treinador passará por sua primeira experiência no Brasil após comandar equipes no México e na Argentina. 
O europeu chegou para o lugar de Maurício Barbieri, que esteve à frente do time de Bragança Paulista durante dois anos e dois meses. 
O Santos tem vivido momentos de instabilidade com seus técnicos nos últimos anos. De 2021 para cá, dez nomes já assumiram o comando do Peixe até a chegada de Odair Hellmann, anunciado na última semana. 
Sua passagem de maior destaque foi pelo Internacional, em 2018, quando levou o time ao 3º lugar do Brasileirão. Além disso, em 2016, foi auxiliar-técnico na conquista do ouro olímpico para a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio.
Thiago Caprini chegou para comandar o Água Santa na Copa Paulista de 2022, competição em que o time chegou a avançar às quartas de final, mas acabou eliminado pelo XV de Piracicaba.
Mozart assumiu o Guarani durante a última edição da Série B do Brasileiro em um momento conturbado, quando o Bugre ocupava a zona de rebaixamento. Desde que chegou à Campinas, foram 11 vitórias, cinco empates e sete derrotas em 23 jogos, representando um aproveitamento de 55,1%.
No fim do torneio, o técnico teve contrato renovado para estar à frente da equipe pelo Paulistão de 2023.
Após conquistar o título da Série C do Campeonato Brasileiro em 2022, o Mirassol renovou o vínculo com o técnico Ricardo Catalá. Aos 40 anos, ele é considerado uma das promessas da nova geração de técnicos brasileiros, tendo passado por Red Bull Brasil, Guarani, São Bernardo e Operário antes de chegar ao Leão da Alta Araraquarense.
Apesar de especulado fora do São Paulo após perder a final da Copa Sul-Americana para o Independiente del Valle, Rogério Ceni ainda será o técnico do time no próximo ano. 
Ele ainda busca seu primeiro título no Tricolor Paulista, clube que comanda desde 2021, quando assumiu a equipe pela segunda vez na recente carreira de treinador. Na última disputa do Paulistão, foi vice-campeão estadual na final decidida contra o Palmeiras.
No Corinthians, Fernando Lázaro é a novidade da temporada. Depois da polêmica envolvendo a saída do português Vítor Pereira, o alvinegro anunciou o novo nome que fará seu primeiro trabalho como treinador. 
Ele foi auxiliar técnico no Timão e já assumiu interinamente a equipe em duas oportunidades: em 2021 e em 2022. No último mês de novembro, foi anunciado como novo comandante do time de Itaquera com vínculo até o fim do próximo ano. 
Escolhido para o lugar de Thiago Caprini, Munhoz chegou à Ferroviária em maio deste ano para sua segunda passagem pelo time de Araraquara. Sem avançar à Segunda Fase da Série D, a Ferrinha encerrou sua participação no torneio em 43º lugar, com 16 pontos somados.
Entre 2018 e 2019, quando esteve à frente da AFE pela primeira vez, Munhoz levou a equipe ao vice-campeonato da Copa Paulista e às quartas de final da elite do Paulista, caindo para o Corinthians.
Carlos Pimentel assumiu interinamente o Ituano em julho deste ano, após a demissão de Mazola Jr. Foi efetivado 40 dias depois graças aos bons resultados alcançados com a equipe na Série C do Brasileiro, levando a equipe a brigar pelo acesso inédito até a última rodada. 
No início de novembro, o Galo de Itu anunciou a renovação do treinador por mais uma temporada. 
Paulo Roberto Santos – São Bento
O São Bento conta com um velho conhecido da torcida para o Paulistão. Após conquistar o acesso à Série C do Brasileiro pelo Pouso Alegre-MG, o treinador foi anunciado de volta no time de Sorocaba;
Paulo Roberto Santos foi ele quem conduziu o Azulão de volta à elite paulista na última disputa do estadual. A edição de 2023 será o seu quinto estadual pelo clube. 
Em time que está ganhando não se mexe. Empilhando títulos desde que chegou ao Palmeiras, em 2020, Abel Ferreira segue em busca de mais uma temporada vitoriosa para o time da capital paulista.
Sob o comando do técnico português, o Verdão é o atual campeão Brasileiro e Paulista, além de ter levantado a taça da Copa Libertadores em 2020 e em 2021. No último ano, a equipe alviverde também conquistou a Recopa Sul-Americana. 
Mazola Júnior chegou à Portuguesa para a disputa do Paulistão 2023. Antes da Lusa, o treinador esteve no Grêmio Novorizontino pela Série B do Campeonato Brasileiro da última temporada. 
Com experiência no futebol paulista, Mazola já esteve no comando de outras grandes equipes no estado como Ituano, Bragantino, Botafogo-SP e Ponte Preta. Seu último título foi a Série C do Brasileiro com o Galo de Itu, em 2021. 
Vinícius Bergantin também conhece o futebol no estado. Aos 42 anos, o profissional trabalhou nas últimas cinco edições do Campeonato Paulista: quatro no comando do Ituano e uma, nesta última edição, na Inter de Limeira. 
O técnico estava sem clube desde que deixou o Leão da Paulista. O Santo André será apenas o terceiro clube dele como treinador.
Márcio Zanardi está no São Bernardo desde 2021 e, junto de Abel Ferreira e Rogério Ceni, é considerado um dos veteranos do Paulistão para a disputa da próxima edição. Ele chegou ao Bernô depois de ter treinado equipes das categorias de base de clubes como Corinthians, Portuguesa, Guarani e Santos. 
Nenhum jogo está ao vivo no momento

source

Leave a reply