Especialista em futebol francês avalia Léo Jardim, cotado no Vasco – SuperVasco
EXCLUSIVO! Entrevistamos o jornalista Filipe Frossard Papini (@FilipeDidi), especialista na cobertura do futebol francês, para falarmos sobre o goleiro Léo Jardim. (Segue o fio) 🧶
Quais são as principais características do goleiro Léo Jardim?
– Ele é um goleiro de estatura. Não é um gigante, mas se comporta como um. Suas principais características são as saídas de bola e aquele fundamento de “crescer pra cima do adversário” no 1×1.
É um goleiro que tem potencial de evolução?
– A carreira do goleiro no futebol hoje em dia começa a aflorar muito mais tarde do que de um jogador de linha. Sua passagem pelo Lille, não teve uma sequência como titular de uma temporada ou mais, por exemplo. Mas teve oportunidades.
Como foi a temporada 2022 do Léo Jardim?
– Léo chegou ao Lille com a ingrata missão de substituir Mike Maignan, goleiro do título dos Dogues que foi para o Milan. As vezes fazia milagres e “ganhava jogos”, mas esse ponto era uma exceção. No geral, foi um goleiro irregular.
Qual impressão o goleiro deixou no Lille?
– Não era um goleiro 100% confiável e isso deixava o torcedor com a pulga atrás da orelha. Tinha jogos em que ele era rei e decidia a partida, mas não era assim sempre. Um goleiro com potencial mas que não soube agarrar as oportunidades.
Como o torcedor do Lille trata o goleiro Léo Jardim?
– Não foi um goleiro que caiu nas graças da torcida e a sensação que tínhamos é que era um jogador com skills de reserva que ganhava oportunidades frequentes como titular. A saudade de Mike Maignan ainda reina para o torcedor.
Acha que Léo Jardim pode se destacar no futebol brasileiro?
– Talvez, sim. É um goleiro que apesar de ter tido inúmeras chances, não teve uma temporada inteira como “o goleiro oficial”. E talvez não tenha isso também no Vasco pela concorrência que também vai existir pela vaga.
O que o torcedor Vascaíno pode esperar de Léo Jardim?
– Paciência é a palavra. Mas pode ser que tudo que ele precisava era um ambiente mais “caseiro”. Vai que encontra isso no Vasco e mostra todo seu potecial, né? O futuro irá dizer se ele será um Fernando Prass ou Tiago Volpi.
Aposte com responsabilidade. Gambling Therapy. 18+