Esportes de verão: conheça o beach tennis – Correio do Povo

0
54


Começa hoje nossa série de 5 esportes de verão que prometem fazer sucesso na estação
publicidade
“Vem chegando o verão, o calor no coração…” É, nos anos 80, Marina Lima já cantava a “magia colorida” da estação dos dias mais longos e quentes, que leva as pessoas pra rua, motiva novos hábitos, colabora com a prática de atividades físicas outdoor. 
Sim, hoje e nas próximas 4 semanas vamos falar sobre 5 esportes de verão que estão fazendo a cabeça das mulheres. E essa série não poderia começar com outro esporte que não ele, o queridinho das mulheres, que trouxe o clima da praia para dentro das cidades: o beach tennis. 
O beach tennis foi criado no fim dos anos 1980 na Itália. Na época, como uma brincadeira de verão, jogadores levaram os equipamentos do tênis de quadra para a areia. Conforme o tempo passou e o esporte se popularizou, passou a ser gerido pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês). 
A modalidade chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro, e foi se espalhando: primeiro, em outras cidades litorâneas brasileiras; depois em cidades não praianas. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade. A Confederação Brasileira de Tênis destaca Porto Alegre e Novo Hamburgo entre as cidades com maior número de praticantes.
A popularização do beach tennis no Brasil ganhou impulso durante a pandemia da Covid-19, quando muitas pessoas buscaram por atividades físicas com distanciamento e que pudessem ser realizadas em ambientes abertos e arejados, inclusive no inverno. Quem pratica o beach tennis amador quer jogar uma partida, conversar com os parceiros, até tomar um drink ou uma cervejinha, jogar mais uma partida… Ou seja, é como se estivesse na praia.
Diferente do famoso frescobol e mais próximo do tênis (de quadra), o beach tennis tem regras bem definidas e os jogadores têm que definir estratégias, usando os limites da quadra. De forma bem simplificada, no beach tennis o objetivo do jogador é passar a bolinha para o outro lado sem pingar no chão. O esporte se assemelha ao tênis de quadra por permitir apenas um toque de cada lado, e se aproxima do vôlei de praia, por causa da movimentação dos jogadores e da rede mais alta. Como o tênis, pode ser jogado individualmente (um atleta contra o outro) ou em confrontos de duplas. 
Além de divertido, o beach tennis é uma atividade física que traz diversas vantagens para a saúde. Veja quais:
O beach tennis é um ótimo exercício cardiorrespiratório que ajuda a melhorar o condicionamento físico. Isso acontece porque ele exige movimentação intensa em um solo irregular, demandando força e energia do atleta para se mover corretamente e na velocidade que o esporte exige. 
Além das características aeróbicas, o beach tennis é uma excelente atividade para fortalecimento muscular do corpo como um todo. A instabilidade da areia exige força das pernas e do core (músculos do abdômen), enquanto o uso da raquete trabalha ombros e braços. 
Como é praticado na areia, o beach tennis tem menos impacto nas articulações e, por isso, preserva melhor os joelhos, os quadris e os tornozelos.  
Durante a partida, o jogador precisa ter consciência dos limites do seu corpo, pois vai precisar antecipar movimentos e planejar jogadas. Isso colabora com o aumento da percepção corporal. 
Além de melhorar essa percepção física, o beach tennis estimula a cognição e o pensamento ágil, pois o jogador precisa decidir rapidamente o que fazer e qual a próxima jogada. 
Gostou do esporte? Bem, se como o Armandinho, hoje você acordou “querendo ver o mar”, mas mora “bem no meio de uma selva de pedra” e não tem como pegar “a freeway e dar um banho lá no pier de Tramanda”, que tal tirar os sapatos, entrar em quadra e encarar uma partida de beach tennis? Chame as amigas e divirtam-se!

source

Leave a reply