Esportes / Holanda e Senegal se classificam às oitavas – Diário Popular

0
79

MEC bloqueia novamente recursos de instituições federais de ensino |
Aula ao ar livre para reivindicar a manutenção do Curso Normal |
Pelotas registra 32 novos casos de Covid-19 |


Copa 2022
29/11/2022 14:11
Foto: Divulgação – Fifa – Zagueiro Koulibaly apareceu na área adversária para desempatar o jogo a favor dos Leões de Teranga logo após gol do equatorianos
Por Redação
esporte@diariopopular.com.br

Holanda e Senegal se juntam a França, Brasil e Portugal nas oitavas de final da Copa do Mundo. Nesta terça-feira (29), pela última rodada do grupo A, os europeus cumpriram o favoritismo e venceram o Catar por 2 a 0. A outra partida foi bem mais emocionante: em duelo direto pela vaga, os africanos bateram o Equador, que jogava pelo empate, por 2 a 1.

Assim, a Laranja termina na liderança da chave, com sete pontos, e vai enfrentar na próxima fase o segundo colocado do grupo B. Já os Leões de Teranga, que voltam a um mata-mata de Mundial 20 anos depois, pegarão o melhor posicionado da chave B. Os confrontos decisivos para conhecer os primeiros embates eliminatórios acontecem a partir das 16h desta terça: Gales x Inglaterra e Irã x Estados Unidos. Todos entram com chance.

Equador 1 x 2 Senegal

O técnico Aliou Cissé voltou a fazer história. Ele, que era jogador e capitão da equipe da Copa de 2002, quando Senegal chegou às quartas de final, guiou a seleção de seu país de volta ao mata-mata, mesmo sem o craque Sadio Mané. Ao Equador, bastava um empate no estádio Khalifa. A etapa inicial teve superioridade africana. Gueye e Dia perderam chances claras. Quase nos acréscimos, Ismaila Sarr sofreu pênalti de Hincapié. O próprio Sarr cobrou, deixando Galíndez parado no centro da meta, e abriu o placar: 1 a 0.

Gustavo Alfaro, treinador da seleção sul-americana, mexeu em dois dos três meio-campistas de La Tri após o intervalo. O Equador ganhou terreno e volume ofensivo. Em escanteio aos 22 minutos, Torres desviou na primeira trave e Moisés Caicedo, sozinho na segunda, apenas completou para as redes: 1 a 1. Mas a resposta dos Leões de Teranga veio imediatamente, e na mesma moeda. Uma falta levantada na área equatoriana acabou mal afastado, e o zagueiro Koulibaly mostrou oportunismo para escorar no contrapé do goleiro: 2 a 1, três minutos depois. A vaga voltava a ser senegalesa.

Até o fim da partida, uma finalização de Gonzalo Plata, dentro da área, defendida por Edouard Mendy, foi a principal oportunidade do Equador. O time sul-americano pressionou mas não conseguiu superar o bloqueio defensivo dos africanos. O artilheiro do Mundial, Enner Valencia, fica pelo caminho com três
gols marcados.

Holanda 2 x 0 Catar

O time de Louis van Gaal, mais uma vez, não encantou. Mas foi eficiente e garantiu a ponta da chave. Agora empatado na artilharia do torneio com Enner Valencia e Mbappé, o meia-atacante Cody Gakpo inaugurou o marcador para a Holanda ainda no primeiro tempo, ao chutar no canto depois de receber de Klaassen.

No começo da etapa final, Frenkie De Jong apareceu como elemento surpresa na área. Aproveitou rebote do goleiro e se antecipou ao defensor do Catar para encaminhar o triunfo europeu. A Holanda ainda teve um gol anulado. Tirou o pé do acelerador e aguarda o segundo colocado do grupo B.

Carregando matéria
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
clique aqui para efetuar o login
Xavante contrata meia Luiz Felipe
Inglaterra vence País de Gales e avança em primeiro no grupo B
© 2022, Suita Sistemas. Todos os direitos reservados

source

Leave a reply