Estudo detalha os patrocínios nos uniformes no Campeonato Brasileiro 2022 – MKTEsportivo
Empresas de apostas se destacaram na propriedade máster, com onze patrocínios vindos de sete marcas do setor
De acordo com um estudo realizado pelo Ibope Repucom, o número de patrocinadores dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro caiu na temporada 2022.
Segundo a empresa, a queda se deve ao rebaixamento de dois dos cinco times com mais marcas expostas em seus uniformes: Chapecoense e Sport, que atuaram na Série B em 2022. Além disso, o volume de patrocínios pontuais também diminuiu entre os anos, de 48 contratos em 2021 para 20 na temporada passada.
Desta maneira, em média, os clubes da Série A de 2022 tiveram volume 8% menor de patrocinadores e promoveram 159 marcas em seus uniformes (contra 172 de 2021).
O relatório também detalha que a taxa de permanência dos acordos de uma temporada para a outra superou os 50% pelo segundo ano consecutivo, chegando a 53% em 2022. Por outro lado, ficou abaixo dos 61% registrados em 2021.
Empresas de apostas se destacaram
Entre os setores com mais participação nos uniformes das equipes, destaque, é claro, para as apostas esportivas. Com um crescimento de 45% no último ano, o segmento subiu de 11 patrocinadoras em 2021 para 16 em 2022.
Quando o assunto foi patrocínio máster nas camisas dos clubes da Série A no último ano, 11 patrocínios de sete casas de apostas. Na segunda posição, o setor financeiro com oito acordos de seis marcas diferentes.
Receba as publicações do MKT Esportivo direto na sua caixa de mensagens
MKT Esportivo – Todos os direitos reservados © | 2023