EUA e Honduras analisam migração e combate à corrupção – Yahoo Noticias

0
33

Delegações dos Estados Unidos e de Honduras iniciaram, nesta terça-feira (10), “um diálogo estratégico” sobre migração, combate à corrupção, segurança, prosperidade, direitos humanos e violência de gênero, informaram fontes oficiais.
A embaixadora dos Estados Unidos em Tegucigalpa, Laura Dogu, disse que o contato faz parte das conversas entre a vice-presidente americana, Kamala Harris, e a presidente hondurenha, Xiomara Castro, há um ano.
Harris esteve em Tegucigalpa em 27 de janeiro do ano passado, durante a posse de Castro. Ambas falaram sobre a criação de oportunidades e o combate à corrupção em Honduras, a fim de acabar com as causas da migração irregular para os Estados Unidos.
A chancelaria hondurenha informou, em nota, que nas deliberações “serão abordados temas como migração digna, segura, ordenada e humana, governança, (luta) anticorrupção, prosperidade social e econômica, segurança (…), violência de gênero e proteção de defensores dos direitos humanos”.
Dogu enfatizou que o diálogo sobre direitos humanos “é muito importante para nossos dois países” e que a delegação “bastante grande” proveniente de Washington mostra a importância que os Estados Unidos atribui à sua relação com Honduras.
O vice-chanceler hondurenho, Antonio García, destacou que a presença da missão dos Estados Unidos chefiada por Uzra Zeya, subsecretário de Estado para Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos, “indica que as relações com os Estados Unidos são abertas, fluidas”.
Para Honduras, a delegação é chefiada pelo chanceler, Enrique Reina.
O sociólogo cubano, americano e hondurenho Ricardo Puerta, especialista em questões migratórias, disse à AFP que o diálogo em Tegucigalpa “é um complemento” da cúpula entre os presidentes dos Estados Unidos (Joe Biden), México (Andrés Manuel López Obrador) e o primeiro-ministro canadense (Justin Trudeau) “em busca da agenda regional”.
Para Puerta, a reunião de Tegucigalpa pretende promover Honduras para a “integração” em bloco com Guatemala e El Salvador, o chamado triângulo norte da América Central, uma agenda que interessa aos Estados Unidos e aos demais países.
Nos três países e no México têm origem o maior fluxo migratório para os Estados Unidos. Eles também servem de ponte para cubanos, venezuelanos e africanos que seguem rumo ao Norte, provocando uma crise migratória na fronteira sul.
nl/gm/ms/mvv
O governo do Canadá anunciou, nesta segunda-feira (9), uma nova rodada de sanções contra organizações e funcionários do Irã acusados de cumplicidade com o governo em "sua repressão brutal das vozes corajosas iranianas".
"De acordo com o estudo do Banco Mundial realizado em conjunto com a Comissão Europeia, um euro investido na prevenção de incêndios florestais permite poupar dois euros em danos", realçou Comissário Europeu da Gestão de Crises, Janez Lenarčič.
SÃO PAULO (Reuters) – Os fabricantes de cimento esperam alta de 1% nas vendas de cimento este ano, depois que a comercialização do material no ano passado recuou mais que o esperado, caindo 2,8%, para cerca de 63 milhões de toneladas, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela entidade que representa os produtores do insumo, Snic. "A construção residencial ainda deverá mostrar um desempenho razoável.
A China suspendeu, nesta terça-feira (10), a emissão de vistos de curta duração para passageiros procedentes de Coreia do Sul e Japão, informaram suas embaixadas em Seul e Tóquio, em aparente represália às restrições impostas por estes países a passageiros chineses pela explosão de casos de covid-19 no gigante asiático.
O turismo na capital paulista voltou ao patamar pré-pandemia pela primeira vez desde janeiro de 2020, quando registrou crescimento de 10,7% em novembro de 2022, na comparação com o mês anterior e atingiu o número-índice 100, pontuação que se encontrava no primeiro mês de 2020. Os dados são do Índice Mensal de Atividade do Turismo (Imat), do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Observatório de Turismo e Ev
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira-dama Janja recebe a ministra da Cultura Margareth Menezes em visita ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (10) para debater a recuperação do patrimônio destruído na invasão aos Três Poderes no último domingo (8). Menezes dá maiores detalhes do encontro para a imprensa ao final do encontro nesta tarde. A ministra já se reuniu com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, nesta segunda-feira (9) para discutir o rumo do r
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, afirmou em nota divulgada nesta terça-feira (10) que irá fazer um acompanhamento da situação das pessoas presas em razão dos atos de vandalismo praticados durante a invasão de prédios públicos na praça dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8). Cerca de 1.500 manifestantes bolsonaristas foram detidos e levados a locais para serem identificados e encaminhados a prisões. "O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidada
Ao todo, foram 55 mortes e uma taxa de letalidade de 47%; surto foi o pior em duas décadas no país
O novo presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, passou na segunda-feira (9) pelo primeiro teste sobre sua capacidade de liderança, após a aprovação de um conjunto de regras de procedimento que determina como os republicanos vão governar.
Homem acompanhava grupo xavante em atos antidemocráticos
"O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro nunca pediu a cidadania italiana, e também existem as leis", disse o ministro.
Jorginho Mello afirmou que a Secretaria de Articulação Nacional está 'monitorando a situação para tentar garantir o direito de cada um ao processo legal' e justificou: 'São catarinenses'
Os presidentes de Estados Unidos e México e o primeiro-ministro do Canadá reúnem-se, nesta terça-feira (10), para promover a competitividade, a luta contra a mudança climática e a cooperação em segurança, tendo suas disputas comerciais como pano de fundo.Após se reunir com empresários na segunda-feira (9), o premiê canadense lembrou que seu governo e o do México trabalharam arduamente para manter o tratado regional ante as ameaças do então presidente Donald Trump (2017-2021) de retirar os Estado
Vilnius quer uma população mais informada e capacidades modernizadas
Perícia feita pela Câmara dos Deputados após os danos provocados por manifestantes golpistas estima…
(Reuters) -O Senado aprovou nesta terça-feira a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal decretada no domingo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após os ataques de vândalos apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro contra as sedes dos Três Poderes. A medida, válida até 31 de janeiro, já havia sido aprovada na segunda pela Câmara dos Deputados.
Policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, prenderam em…
A tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), que não sofreu nenhum reajuste desde 2015,…
O governo federal determinou, nesta quarta-feira (11), o bloqueio ao acesso à Esplanada dos Ministérios em Brasília, diante do anúncio de uma manifestação por seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro, três dias depois do ataque às sedes dos Três Poderes.O secretário-executivo do Ministério da Justiça e interventor na segurança pública do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, informou que "barreiras de revista" e "bloqueios" foram instalados nos acessos à Esplanada dos Ministérios.
Decisões do relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, foram referendadas durante julgamento em plenário virtual desta quarta-feira (11)

source

Leave a reply