Ex-CNN será secretário nacional de Justiça no governo Lula – Yahoo Noticias

0
120

O advogado criminalista Augusto Botelho (PSB), 45 anos, escolhido para ocupar o cargo;
Ele já foi conselheiro da Human Rights Watch, organização que defende e realiza pesquisas sobre direitos humanos;
Na comunicação, Botelho já foi um dos integrantes fixos do programa "O Grande Debate", da CNN Brasil.
Na semana passada, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA) anunciou os novos nomes que comporão a pasta. Entre eles, está o advogado criminalista Augusto Botelho (PSB), 45 anos, escolhido para ocupar o cargo de secretário nacional de Justiça do país em 2023.
Nascido e criado em São Paulo, Botelho é casado com a ex-modelo e médica Ana Claudia Michels e pai de Iolanda, Santiago e Téo, é formado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista. Membro do Grupo Prerrogativas e crítico da Lava Jato, concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSB em São Paulo nesta eleição, mas não foi eleito.
O currículo profissional do advogado paulistano é diversificado. No início de sua carreira, trabalhou no escritório de Márcio Tomaz Bastos, que foi ministro da Justiça durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já foi conselheiro da Human Rights Watch, organização que defende e realiza pesquisas sobre direitos humanos, e do Projeto Inocência que luta contra as condenações de inocentes no país.
Na comunicação, Botelho já foi um dos integrantes fixos do programa "O Grande Debate", da CNN Brasil. Sua saída da função se deu após um desentendimento com o comentarista conservador, Caio Coppola. Ele também já atuou como colunista do UOL, entre setembro de 2021 e março de 2022.
Botelho é membro do Grupo Prerrogativas e já teceu duras críticas a Operação Lava Jato e à atuação do Juiz Sérgio Moro à frente do processo de Lula.
"Não é uma questão de ser contra a Lava Jato, mas contra abusos cometidos pelo Ministério Público e pelo Judiciário, seja na Lava Jato ou em outras ações. O combate à corrupção é uma das pautas mais importantes na política, ele precisa ser aperfeiçoado e continuar sendo feito", afirmou.
O advogado também já se posicionou publicamente a favor da descriminalização das drogas no Brasil.
"A política brasileira de drogas é uma catástrofe, vai na contramão da política de diversas democracias do mundo. Serve muito mais para acentuar o grave problema da seletividade penal e encarcerar cada vez mais o real cliente do sistema carcerário brasileiro: o jovem, negro, pobre, primário", escreveu.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou nesta quinta-feira o presidente Jair…
Em um vídeo, a mulher aparece chorando e diz que o marido foi detido por lutar pela “causa” e questiona a ausência de Bolsonaro.
Celso Kamura e Eron Araujo apostam na autoaceitação e na naturalidade como grandes hits do ano que vem
Sob o chapéu — melhor dizer, cocar — de Guajajara, deputada federal pelo PSOL, ficará também a…
Um incêndio ocorre neste momento na Loja Simões, de utilidades do lar, brinquedos e decoração, no centro do Rio de Janeiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 9h44 e o chamado foi atendido pelo Quartel Central, com apoio dos quartéis do Grajaú e de São Cristóvão. A loja fica na Rua da Alfândega, na região de comércio popular conhecida como Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara). Não há registro de vítimas até o momento e os bombeiros trabalham
O carro onde Gizelly Bicalho estava foi atingido por um caminhão em uma estrada de alto risco. Confira os detalhes.
XANGAI/PEQUIM (Reuters) – As regiões do interior da China, com recursos escassos, estão correndo para reforçar as instalações médicas antes que milhões de trabalhadores industriais voltem para casa no feriado do Ano Novo Lunar no próximo mês, vindos de cidades onde a Covid-19 está aumentando. Depois de impor a política sanitária mais rígida do mundo por três anos, com bloqueios e testes massivos, a China reverteu o curso este mês para tentar conviver com o vírus, deixando seu frágil sistema de s
SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Com o desafio de liderar a Bahia naquele que será o quinto mandato consecutivo do PT no comando do estado, Jerônimo Rodrigues assume o governo neste domingo (1º) lastreado pela força de seu grupo político e tendo como prioridade zero reduzir a fome e a insegurança alimentar no estado. O petista, que derrotou nas urnas em outubro o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), aponta para um governo de continuidade em relação ao antecessor Rui Costa (PT). Mas tem bu
Da infância humilde até o estrelato mundial, o “atleta do século” 20 encantou o mundo com seus dribles e gols e tornou-se parte importante da identidade brasileira.
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O marco do saneamento básico voltou ao debate após integrantes da equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defenderem mudanças na legislação, que estimulou a participação da iniciativa privada no setor de água e esgoto. Embora o tema não tenha sido tratado no balanço final da transição, há expectativa de que o novo governo recomende revisões, principalmente no que diz respeito a concessões e privatizações. Nesta semana, entidades do s
Tati Zaqui e Thomaz Costa, de "A Fazenda 14", enlouqueceram es fãs na última quinta-feira (29). O casal, que se…
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A passagem de Jair Bolsonaro (PL) pelo poder é descrita por apoiadores como um avanço para uma suposta alfabetização política dos brasileiros, mas a maneira como o presidente popularizou discussões sobre instituições e democracia foi baseada em distorções e mentiras, afirmam especialistas. O ecossistema de desinformação e ataques ao Estado democrático de Direito foi uma das marcas da ascensão bolsonarista e sua comunicação baseada em fake news sobre os mais diversos
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Para 42% dos brasileiros, saúde é a área que precisa receber mais atenção e ser prioridade do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A área foi eleita como prioritária por todos os gêneros, faixas etárias, níveis socioeconômicos e em todas as regiões do país. Os dados são de pesquisa do Datafolha realizada presencialmente nos dias 19 e 20 deste mês, com 2.026 pessoas de 16 anos ou mais em 126 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A educaç
O papa emérito Bento XVI, de 95 anos e para quem seu sucessor Francisco pediu orações, encontra-se "lúcido" e seu estado de saúde é "estável", apesar de grave, segundo o Vaticano.
O Governo Federal divulgou nesta quarta-feira (dia 29) o calendário de feriados e pontos…
Relação entre o ídolo brasileiro, que morreu aos 82 anos, e o jogador argentino foi marcada por trocas de farpas e declarações de admiração mútua.
ADELAIDE (Reuters) – Novak Djokovic nunca esquecerá como foi ser deportado da Austrália no início deste ano, mas o sérvio disse que sua disposição de retornar para o Grand Slam do mês que vem em Melbourne Park mostra a profundidade dos sentimentos que ele tem pelo país. Djokovic foi deportado às vésperas do Aberto da Austrália de 2022 em janeiro por não ter sido vacinado contra a Covid-19 e recebeu uma proibição de viagem de três anos para o país.
Bastou um jogo para o Rei arrecadar milhões para doação, esquentar o coração de crianças e até mesmo impedir uma tragédia na África
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira que o senador…
O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) decidiu que uma lei complementar da cidade de Teresópolis, na…

source

Leave a reply