Exposição revive São Paulo moderna pelo olhar de sete fotógrafas – Casa e Jardim
Por Monyque Marinseck
14/12/2022 06h36 Atualizado 14/12/2022
O Museu Judaico de São Paulo (MUJ) recebe, de 18 de novembro a 5 de março de 2023, a exposição Modernas! São Paulo vista por elas, como parte das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.
A mostra reúne cerca de 81 imagens da cidade de São Paulo nas décadas de 1940 a 1990, feitas por Alice Brill, Claudia Andujar, Gertrudes Altschul, Hildegard Rosenthal, Lily Sverner, Madalena Schwartz e Stefania Bril. Fugindo da perseguição nazista que assolava a Europa, as sete mulheres encontraram na fotografia uma forma de se relacionar com o território em que desembarcaram.
O trabalho das fotógrafas retrata cenas prosaicas do dia a dia da capital paulista — Foto: Hildegard Rosenthal / Divulgação
Diferenciando-se das fotografias monumentais da cidade, as imagens retratam cenas prosaicas do dia a dia, incluindo jornaleiros, transeuntes, passageiros de transportes coletivos, ambulantes, frequentadores de bares e confeitarias, crianças e idosos, além de construções civis e o fluxo urbano. Na época, São Paulo estava saindo do provincianismo do começo do século para tornar-se mais vertical e cosmopolita.
Vindas de diferentes países, as fotógrafas cresceram na Europa e aterrissaram em São Paulo com diferentes repertórios e influências vanguardistas. Apresentado como um percurso pela polifonia da cidade, a curadoria busca revelar como as obras conversam e se desviam simultaneamente da fotografia moderna canônica.
Segundo as curadoras Ilana Feldman e Priscyla Gomes, o trabalho das fotógrafas trouxe novas abordagens sobre a iconografia da modernização da capital paulista. A dupla explica que, longe de destacar um “olhar feminino” na mostra, optou por evidenciar as fotógrafas por suas singularidades, conexões e diferenças.
A Avenida São João e o edifício da Delegacia Fiscal ao fundo, em 1940 — Foto: Hildegard Rosenthal / Divulgação
“Alice, Claudia, Gertrudes, Hildegard, Lily, Madalena e Stefania encontraram nos entraves da língua e no caráter democrático da fotografia um caminho para uma prática e profissão. Com seus espíritos ousados e inventivos, cada uma no seu tempo e a seu modo, desenvolveram uma concepção de moderno. Lançando-se em um campo majoritariamente masculino, percorreram essa cidade e seus espaços, experimentando, registrando e construindo novas perspectivas”, comentaram as curadoras.
Exposição Modernas! São Paulo vista por elas
Visitação: de 18 de novembro a 5 de março de 2023
Endereço: Museu Judaico de São Paulo (MUJ) – Rua Martinho Prado, 128 – São Paulo, SP
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 20
Classificação indicativa: livre
Acesso para pessoas com mobilidade reduzida
© 1996 – 2022. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.