F1: Arábia Saudita tenta comprar Fórmula 1, mas Liberty Media rejeita oferta – Torcedores.com
Torcedores – Notícias Esportivas
Os interessados na compra são o fundo de investimento público da Árabia Saudita (PIF)
Por Gabriel Evangelista em 09:04 de 21/01/23
Categoria: Futebol
Compartilhe
Crédito: Reprodução/Twitter
No ano de 2017, as ações dos direitos comerciais da Fórmula 1 (18,7%) pertencentes ao grupo de investimentos de capital britânico CVC foram vendidas para a empresa norte-americana Liberty Media, que veio a ser a sócia majoritária da categoria.
Estima-se que o valor da venda seja de U$ 8 bilhões (41, 60 bilhões), sendo que U$ 4 bilhões eram de dívidas. Atualmente estipula-se que o valor de mercado da Fórmula 1 está em U$ 15,2 bilhões (R$ 79,03 bilhões).
Segundo o site especializado em economia, Bloomberg, a Liberty Media recebeu uma proposta no valor de U$ 20 bilhões [R$ 103,99 bilhões] para comprar a categoria, por um fundo de investimento público da Arábia Saudita (PIF).
A Liberty Media informou que a oferta chegou até a empresa em 2022, mas foi prontamente rejeitada, tendo em vista que não possuem interesse em vender a Fórmula 1 no momento.
É importante lembrar que em outubro de 2021, o PIF comprou o Newcastle United, um dos maiores clubes do futebol inglês. É notória a tentativa dos sauditas de cada vez mais assumir um lugar de destaque no cenário esportivo.
Recentemente o fundo de investimento saudita convenceu o astro português Cristiano Ronaldo a se tornar jogador do AL-Nassr. Aproveitaram esse grande ‘boom’ e prosseguiram com uma candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030.
Mesmo que a oferta de compra tenha sido recusada pela Liberty Media, o fundo de investimento público da Árabia Saudita segue por dentro dos negócios da Fórmula 1. Atualmente recebem uma das etapas do calendário e fazem parte de patrocínio com Saudi Aramco, maior produtora de petróleo do mundo, desde 2020.
A Fórmula 1 volta na temporada de 2023 no dia 5 de março. A primeira corrida será disputada Circuito Internacional do Bahrein. É previsto que a temporada termine em novembro.
Por
Por
Por
Por