F1: Aston diz que não há desvantagem em ser cliente da Mercedes – UOL
A Aston Martin tem ambições de disputar o mundial de Fórmula 1 contra equipes de ponta nos próximos anos, o que significaria ter que superar Red Bull e Mercedes, a responsável por fornecer os motores ao time de Lawrence Stroll.
Tradicionalmente, as equipes do topo preferem estar no comando de seu próprio destino, tendo controle sobre o desenvolvimento da unidade de potência e a capacidade de os engenheiros trabalharem em estreita colaboração com o departamento de chassis.
Stroll deu a entender no passado que a Aston poderia um dia ter seu próprio motor, mas não há planos de criar um para os regulamentos de 2026. Dan Fallows, diretor técnico da equipe, diz que usar motor Mercedes não vai diminuir as ambições da equipe de forma alguma.
“Acho que não”, disse ele quando perguntado se um motor de cliente era uma barreira para o progresso. “E certamente não sinto que ter o motor Mercedes em nosso carro tenha sido negativo para nós. Acho que provou sua confiabilidade, seu desempenho está onde precisa estar. Realmente não acredito que na F1 moderna isso seja um problema.”
Atualmente, a Aston Martin leva a traseira completa da Mercedes, incluindo a caixa de câmbio e os componentes da suspensão que podem ser compartilhados pelas equipes de acordo com os regulamentos de peças listadas.
Lance Stroll, Aston Martin AMR22, battles with Sebastian Vettel, Aston Martin AMR22
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Fallows reconheceu que a equipe pode optar por construir mais internamente no futuro.
“Temos a mente bastante aberta sobre esse tipo de coisa. Como eu disse, acho que o que esta equipe ganhou com seu relacionamento com o MGP foi imenso.
“E à medida que nos movemos para o futuro e fazemos as coisas do nosso jeito ou assumimos nossos próprios projetos, estamos muito conscientes de que temos que ser capazes de fazê-los pelo menos tão bem quanto, se não melhor do que eles. Essa é uma capacidade que teríamos de construir antes mesmo de pensarmos em tomar essas decisões.”
Questionado se isso poderia incluir a equipe desenvolvendo a capacidade de construir sua própria caixa de câmbio nos próximos anos, Fallows disse: “Não sei. Honestamente, o que vemos no futuro está totalmente em aberto, realmente.
“Lawrence é muito aberto sobre suas ambições para esta equipe e acho que sempre temos que avaliar qual é a próxima coisa que nos ajudará a nos tornarmos mais competitivos. No momento, não vejo nada do que recebemos do MGP nos impedindo de alguma forma.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ANÁLISE: Processo da FIA para novas equipes na F1 é muito mais complexo do que parece, e não garante entrada no grid
F1: Fãs não elegem GP do Brasil como melhor corrida da temporada de 2022; veja lista completa
F1: Nova fábrica será “ponto de virada” para Aston Martin, diz chefe da equipe
F1: Aston Martin prevê conclusão de novo túnel de vento para “meio de 2024”
F1: Leclerc ‘rasga’ elogios a Vasseur e espera “transição suave” no comando da Ferrari
F1: A postura de Vasseur quanto a demissões e novo diretor na Ferrari
Entretanto, o diretor de estratégias Iñaki Rueda é um dos que estão ‘na berlinda’ para o campeonato de 2023
Dakar: estreante, brasileiro Moraes celebra 3º lugar entre carros
Lucas vira centro das atenções na principal prova do mundo
F1: Russell alega que não há nada impedindo Mercedes de brigar pelo título em 2023
Britânico entende que evolução da equipe é sinal claro de que na atual temporada as flechas de prata estarão de volta ao topo
Al-Attiyah encaminha título após batida de Sainz e Peterhansel; Moraes é 3º geral
Na classe T4, o brasileiro Rodrigo Oliveira segue na liderança, enquanto na T3, Gustavo Gugelmin manteve o segundo lugar; organização cancela especial 7 de motos e quadriciclos por conta do clima
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções: