F1: Como o GP de São Paulo surpreendeu a Mercedes para além da dobradinha – UOL
Ao fazer um balanço de uma difícil temporada 2022 da Fórmula 1 para a Mercedes, o chefe de equipe Toto Wolff admite ter sido o primeiro surpreendido pelas emoções sentidas durante a única vitória da temporada, em Interlagos.
No debriefing de 2022 da Mercedes, o dirigente austríaco disse: “Conseguimos ser muito melhores em Austin, a Cidade do México foi uma boa surpresa, e depois no Brasil vencemos de forma bem consistente, liderando sessões, vitória na corrida Sprint, volta mais rápida e uma dobradinha. Para mim, fizemos tudo isso aprendendo para o próximo ano. Mais importante do que vencer uma corrida: foi a prova de que havia ritmo com este carro”.
A vitória paulista, conquistada pelo britânico George Russell imediatamente à frente do compatriota Lewis Hamilton, teve um efeito inesperado no moral da equipe. Wolff admite tê-lo subestimado e diz que se surpreendeu com as emoções sentidas na ocasião. Diante de imagens das comemorações da dobradinha da Mercedes no GP de São Paulo, no qual Russell também venceu a corrida Sprint, o homem-forte das Flechas de Prata desde 2013 faz confidencias.
“Voltar ao Brasil (depois da atuação espetacular de Hamilton em 2021) e ver a emoção da equipe me deixou muito orgulhoso. É interessante olhar para si mesmo e ver que é uma emoção que eu não esperava. De certa forma, é extremamente gratificante, mesmo que fosse ‘apenas’ uma vitória. Terminamos em terceiro lugar no campeonato de construtores, não estávamos muito no ritmo dos ponteiros, mas é uma peça a mais do quebra-cabeça para acabar voltando à linha de frente”, disse.
Mike Elliott, diretor técnico da Mercedes, lembra-se de sentir o mesmo: “Acho que, como Niki [Lauda] costumava dizer, você aprende mais com o fracasso do que com o sucesso, e este ano foi uma enorme curva de aprendizado para nós”.
“Foi realmente interessante para mim ver a reação que tivemos depois da corrida disputada no Brasil. Foi enorme, foi quase como se tivéssemos vencido o campeonato mundial, enquanto só tínhamos vencido uma corrida. Você pensa em algumas das temporadas que você teve antes e você acha que é apenas uma corrida, mas acho que me mostrou o nível de paixão de toda a empresa”, completou.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Hamilton, Márquez e mundo do esporte a motor lamentam morte de Pelé
GP da Espanha de F1: Nação terá mais um circuito a partir de 2024
F1: Williams vence disputa nos tribunais e consegue quantia milionária de ex-patrocinador
F1 – Ross Brawn: “É o momento certo para me aposentar”
ANÁLISE F1: Alonso e Hamilton ainda estarão aqui em 2023, contradição?
Saiba como Russell arriscou sua carreira para tentar a sorte com a Mercedes na F1
F1 – “Não ouso dizer se Hamilton será o nº1. Situação similar a com Rosberg”
F1: ‘Peça’ da Mercedes para 2023 promete; saiba mais detalhes
F1: Por que Mick Schumacher pode substituir Hamilton na Mercedes
F1: Marko e o ‘maior temor’ da Red Bull para a temporada 2023
F1: Mercedes revela que subestimou porpoising na pré-temporada em Barcelona
Um 2022 daqueles: Gama campeão de três classes na GT Sprint Race
Piloto encerrou temporada em Londrina com título da PROAM, Rookie e Overall
Stock Car 2022 além de Rubinho: os outros heróis do ano em números
Não foi apenas o bicampeão que brilhou na principal categoria da América Latina
F1: Hamilton posta fotos em Buenos Aires e elogia a Argentina
Ex-companheiro do britânico na Mercedes, Valtteri Bottas também esteve no país neste ano
F1: Vettel explica relação distante com Alonso e compara a Hamilton
“Acho que, apesar da grande paixão (pelo esporte a motor), somos duas pessoas muito diferentes”
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções: