F1: FIA inicia investigação sobre incidente com trator no GP do Japão – UOL

0
56

Após o acidente na primeira volta do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, envolvendo o piloto Carlos Sainz da Ferrari, os fiscais de pista enviaram um trator para o circuito para ajudar na retirada do carro que ficou atravessado na pista.
O fato revoltou os pilotos, que relembraram do incidente no GP do Japão de 2014, onde Jules Bianchi sofreu ferimentos aos quais viria a falecer meses depois, após bater em um guindaste semelhante. O incidente gerou um desconforto generalizado no paddock sobre o que aconteceu.
Nisso, vários pilotos expressaram sua preocupação com o fato de o trator estar lá enquanto eles estavam atrás do safety car, enquanto Pierre Gasly , da AlphaTauri – que passou em velocidade muito mais alta, pois estava na parte de trás do grupo após um pitstop – ficou furioso com a situação perigosa.
Falando depois, o francês disse: “Perdemos Jules há oito anos em condições semelhantes com um guindaste em pista no cascalho. Não entendo como oito anos depois em condições semelhantes ainda podemos ver um guindaste, nem mesmo no cascalho mas na linha de corrida.
“Não é respeitoso com Jules, com sua família, com seus entes queridos e com todos nós.”
“Foi um incidente dramático e acho que naquele dia aprendemos que não queremos ver nenhum trator neste tipo de condições.”
“Se eu tivesse perdido o carro da mesma forma que Carlos perdeu na volta anterior… Eu estava a 200 km/h, mas não é o problema, mesmo a 100 km/h, se eu o tivesse perdido e batido em um guindaste de 12 toneladas, eu estaria morto agora.”
Embora a FIA deixe claro que é um procedimento padrão na F1 que os veículos sejam recuperados por guindastes em condições de carro de segurança, ela diz que o feedback dos motoristas sobre o que aconteceu a levou a levar o assunto mais a sério.
O carro de Carlos Sainz, Ferrari F1-75, é recuperado com um caminhão
Foto por: Steven Tee / Motorsport Images
Um porta-voz da FIA disse na noite de domingo que uma revisão completa das circunstâncias agora ocorrerá para ver quais lições podem ser aprendidas para garantir que não haja problemas repetidos no futuro.
Um comunicado disse: “Embora seja prática normal recuperar carros em condições de safety car e bandeira vermelha, devido às circunstâncias particulares e também levando em consideração o feedback de vários pilotos, a FIA lançou uma revisão completa dos eventos envolvendo a implantação de veículos de recuperação durante o Grande Prêmio do Japão.
“Isso faz parte da prática comum de debrief e análise de todos os incidentes de corrida para garantir melhorias contínuas de processos e procedimentos”.
Um dos principais aspectos da investigação provavelmente será se os fiscais de pista agiram unilateralmente ao enviar o guindaste tão rapidamente ou se foram autorizados a fazê-lo pelo controle de corrida.
O Artigo 2.6.1 do Apêndice H do Código Esportivo Internacional pelo qual todos os eventos da FIA são realizados, afirma claramente: “Nenhum comissário ou veículo deve entrar no perímetro do circuito sem permissão do controle de corrida.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!

 
 
 
F1: Título de Verstappen confirmado e Pérez na vice-liderança; a tabela após Suzuka
F1: Para Horner, direção de prova errou ao revisar regras de pontos que deu o título para Verstappen no Japão
F1: Entenda regra que desencadeou confusão sobre bandeira quadriculada no GP do Japão
F1: Equipes não enxergam quebra de teto por parte da Red Bull como algo ‘pequeno’
F1: Quais possíveis punições para Red Bull por ter excedido teto de gastos?
Pietro Fittipaldi volta a guiar F1 da Haas em treinos livres no México e em Abu Dhabi
Brasil volta a fazer parte de um final de semana de F1 com Pietro Fittipaldi, último brasileiro que competiu na categoria em duas provas na temporada 2020
Reis encerra temporada do TCR South America em 3º e agora mira o FIA Motorsport Games
Brasiliense encerra temporada 2022 com um segundo e um quarto lugar nas corridas da etapa de San Juan Villicum, no interior da Argentina
Junior Dinardi vence pela primeira vez na Porsche Cup
Piloto do carro #002 herda a vitória após uma corrida de sobrevivência
Porsche Cup: Acidente tira Josimar Júnior da segunda corrida em Goiânia
Foco do pernambucano agora está na disputa do campeonato Endurance que acontece no próximo final de semana no mesmo autódromo

source

Leave a reply