F1: Haas não pensa em ‘abandonar’ Ferrari e terá que reagir a desafios com novo patrocinador – UOL
Gunther Steiner disse que não há planos para a Haas mudar o modelo de sua equipe de Fórmula 1, apesar de se aproximar do limite de orçamento com um novo patrocinador principal.
A Haas anunciou em outubro que a empresa internacional de pagamentos MoneyGram se juntaria como seu novo patrocinador principal, proporcionando um grande impulso financeiro a uma das menores operações do grid da F1.
Chefe da Haas F1, Steiner confirmou no momento do anúncio que a injeção de dinheiro permitiria à equipe atingir o limite de orçamento, colocando-a em um campo de jogo mais nivelado com as outras equipes.
Mas a Haas não pretende se afastar do modelo de equipe sob o qual opera desde que ingressou no grid em 2016, desfrutando de laços técnicos estreitos com a Ferrari e maximizando a transferência permitida de tecnologia como equipe cliente.
A Haas revelou seu novo carro para 2023, o VF-23, por meio de renderizações digitais nesta terça-feira (31), e Steiner deixou claro no final da temporada passada que seu foco deveria estar no desenvolvimento do carro, não mudando a abordagem geral da equipe.
“Queremos investir o dinheiro no carro”, disse Steiner ao Motorsport.com em entrevista.
“No momento, o que temos, investimos no carro. Não há nada que você queira fazer fora no momento. O sistema que temos, queremos apenas estabilizá-lo e garantir que usamos tudo para fazer o carro andar rápido, nada mais.”
“Não estamos focando em outras coisas, [dizendo] ‘oh, queremos fazer isso nós mesmos’ – não. Vamos estabilizar como a gente faz agora, e aí se a gente quiser mudar alguma coisa, muda depois, porque senão se você tentar fazer demais a gente tropeça.”
“No momento, nos apegamos ao modelo, tiramos o melhor dele. Se pudermos encontrar economias ou melhores investimentos dentro do limite orçamentário fazendo as peças nós mesmos, faremos isso depois. Mas não imediatamente.”
A chegada da MoneyGram oferece maior estabilidade à Haas após um período turbulento que a viu passar por dois parceiros de curta duração nos últimos quatro anos.
Seu acordo com a Rich Energy não durou uma temporada completa em 2019, enquanto uma parceria com a Uralkali foi encerrada após apenas um ano depois da invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro passado.
Questionado sobre se a chegada da MoneyGram colocaria a Haas em sua melhor posição até o momento, Steiner respondeu: “Eu diria que nunca estivemos em uma posição ruim.
“2020 não foi uma posição fácil, por causa da pandemia que estourou. Mas acho que sim, isso nos coloca em uma posição muito sólida.”
“A melhor ou não? Acho que no começo éramos muito sólidos com tudo. Quando chegamos em 2016, não havia limite orçamentário, então você está muito abaixo das outras equipes, mesmo estando em uma boa situação financeira.”
“Mas agora também em comparação com os outros, somos muito competitivos financeiramente – não somos competitivos, somos iguais.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Forbes corrobora presidente da FIA e ‘reduz’ valor de mercado da F1
F1: Punição por violação do teto “limita significativamente” trabalho da Red Bull para 2023
F1 – Vasseur diz que Ferrari não pode ter outro objetivo se não vencer: “Não dá pra ficar feliz com vice”
F1: Alfa Romeo anuncia Alessandro Alunni Bravi como chefe de equipe
Análise: Companheiros de equipe na F1 realmente precisam ser melhores amigos?
Podcast #215 – Novo chefe da Ferrari erra ou acerta nos primeiros atos?
Jornalistas do Motorsport.com, Erick Gabriel, Carlos Costa e Guilherme Longo discutem o início da nova era da escuderia
NASCAR proíbe manobra ‘de vídeo-game’ de Chastain como medida de segurança
Medida vale para todas as pistas da categoria, com punições de tempo para quem tentar fazer o mesmo a partir da próxima temporada
As novidades da Copa HB20, que estreia carro novo na temporada 2023
Piloto Bruno Testa, do #15, detalha as principais mudanças no modelo deste ano e conta suas expectativas para o campeonato
NASCAR Brasil Sprint Race: Martelli confirmado para temporada 2023
“Meu objetivo é vencer o campeonato NASCAR Brasil 2023, mas sei que a jornada será desafiadora”
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções: