F1: Mudanças no assoalho custarão às equipes meio segundo por volta; entenda novidade – UOL

0
81

Em meio aos problemas que várias equipes da Fórmula 1 enfrentaram no ano passado com o excesso de quicadas, a FIA realizou uma intervenção em busca de erradicar o fenômeno. Agora, elas terão que correr atrás para recuperar cerca de meio segundo perdido por volta em 2023, graças às mudanças no regulamento envolvendo o assoalho.
Além de introduzir uma resposta a curto prazo, com o uso da Métrica de Oscilação Aerodinâmica (AOM em inglês), a Federação também fez as modificações no regulamento pensando em 2023.
Um dos pontos-chave das mudanças é o aumento de 15mm nas bordas do assoalho, visando desencorajar as equipes de colocarem os carros muito próximo do chão, área onde ocorre o porpoising.
Nikolas Tombazis, diretor técnico da FIA para categorias de monopostos, tem certeza de que as mudanças no regulamento foram essenciais, e fala sobre a perda de performance que as equipes podem esperar.
“Não tenho dúvidas de que fizemos o certo. Tentamos encontrar uma solução pragmática de curto prazo e outra de médio. Não vai acabar completamente com o porpoising, mas ajudará a reduzir”.
Questionado sobre a perda de downforce que as equipes podem esperar, Tombazis disse: “Não muito. Acho que eles perderão entre 15 e 20 pontos de downforce, que pode corresponder a meio segundo ou algo assim. Mas certamente o desenvolvimento ao longo do ano irá superar isso”.
Carlos Sainz, Ferrari F1-75, Lewis Hamilton, Mercedes W13
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Enquanto várias equipes foram surpreendidas pela extensão do porposing dos novos carros, Tombazis acredita que ninguém pensou que seria tanto assim.
“Pegou todos de surpresa. Ouvi alguns comentários esnobes de pessoas em nosso departamento histórico e mais. Mas, na realidade, ninguém previu com exatidão. Mas assim que compreendemos a dimensão do problema, tomamos medidas e, no meio tempo, as equipes aprenderam, e no geral tivemos uma grande mudança desde Baku”.
Apesar das equipes e da FIA terem agora uma compreensão melhor sobre o porpoising, Tombazis acha que seria errado pensar que ele vai sumir completamente.
“Acho que ele vai reduzir com as mudanças. Mas se iremos superá-lo completamente ou se teremos que lidar com isso ocasionalmente, ainda teremos que ver”.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
F1: Alpine se junta a Aston Martin, Ferrari e AlphaTauri e anuncia data de lançamento do carro de 2023
F1 – Wolff: W14 pode parecer com carro de 2022, mas é “cheio de surpresas”
Em resposta “morna”, F1 lembra que Andretti/Cadillac ainda precisam de aprovação formal para entrada
F1: McLaren não tem medo de perder Norris para rivais
F1 – Hamilton relembra tormenta com W13: “Era como se houvesse um fantasma”
VÍDEO: Veja o primeiro trailer de Gran Turismo; filme será lançado em agosto
Longa conta a história de Jann Mardenborough, britânico que venceu seletiva organizada pela Nissan e a Sony a caminho de se tornar piloto profissional
F1: Uso do motor Honda é caminho lógico para Cadillac no início da parceria com Andretti; entenda
Montadora americana não teria como construir motor a tempo de 2026 por ter perdido o prazo determinado pela FIA
Al-Attiyah vence após ‘treta’ com Audi e Sainz; Luppi mantém ponta
Bi do Sertões e estreante no rally disputado na Arábia Saudita, brasileiro Lucas Moraes faz mais um bom dia e segue na sexta posição dos carros com a Toyota
F1: Com Gasly ‘pendurado’, veja pontos da superlicença de cada piloto em 2023
Sistema de pontuação de penalidade se tornou um grande assunto em 2022, quando, pela primeira vez, um piloto arriscou ser banido de uma corrida
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply