F1: Norris acredita que McLaren dará "salto" de desempenho semelhante ao da Ferrari em 2023 – UOL
A McLaren não conseguiu repetir o feito de 2021 e vencer uma corrida no início da segunda era do efeito solo na Fórmula 1, com Lando Norris conquistando um único pódio para a equipe no GP da Emilia Romagna. Contudo, o britânico crê que o esquadrão papaia será capaz de dar um “salto” de desenvolvimento e desempenho nesta temporada em relação a 2022.
As lutas com o MCL36 levaram a equipe de Woking a ter seu grande primeiro retrocesso competitivo desde o início do plano de recuperação liderado por Andreas Seidl. Depois de terminar o ano em terceiro lugar no campeonato de construtores de 2020, a McLaren caiu para quinto, atrás da Alpine, enquanto aguarda a conclusão do seu novo simulador e túnel de vento.
Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Norris avalia que a equipe papaia deve igualar em 2023 os ganhos que a Ferrari, vice-campeã em 2022 e quatro vezes vencedora de GP, conseguiu em um inverno: “Isso é possível. Acho que o que eles fizeram foi extremamente bom. Ir de onde estavam [em 2021], de quase ser derrotado por nós, para conquistar vitórias, lutar por pódios todo fim de semana… É isso que precisamos buscar, esse nível de salto de uma temporada para outra.”
“Eles obviamente não tiveram sorte, mas maximizaram uma nova era, um novo conjunto de regras para a Fórmula 1 com novos carros, o que lhes permitiu dar um salto maior do que nunca. Mas ainda há muitas oportunidades para conseguirmos algo assim e é aí que precisamos definir nossos objetivos.”
Lando Norris, McLaren
Photo by: Erik Junius
Norris, de 23 anos, acrescentou que não queria ter que esperar pelo novo túnel de vento – que provavelmente não afetará o desempenho do carro até 2024 – para que a equipe melhorasse notavelmente. Em vez disso, ele considerou que a McLaren pode fazer um uso muito melhor de seus recursos atuais.
Ele acrescentou: “O fato é que temos que fazer um trabalho melhor e a equipe tem que fazer um trabalho melhor para fazer um carro melhor. Acho que já neste ano precisamos progredir. Tenho fé que podemos. Temos uma quantidade enorme do que precisamos nas áreas certas e nas pessoas certas e assim por diante. É apenas o obstáculo final, a coisa final para nos colocar no mesmo nível e não ter desculpa contra Red Bull, Mercedes e Ferrari.”
Embora Norris tenha contrato com a McLaren até o final de 2025, ele admite que sua impaciência para vencer foi exacerbada pelo ex-companheiro de equipe Carlos Sainz e pelo rival do título da FIA F2 em 2018, George Russell, fazendo mudanças de carreira potencialmente decisivas à Ferrari e a Mercedes para vencer corridas.
Norris continuou: “Eu gostaria de estar lá com eles. Claro, eu gostaria de estar nessa batalha. Sinto que mereço estar nessa batalha. Sinto que posso ser, e acho que será uma grande batalha. Mas não é a posição em que estou no momento… Posso correr contra eles no futuro e posso fazer o mesmo que eles estão fazendo.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Análise: Companheiros de equipe na F1 realmente precisam ser melhores amigos?
F1 – Hamilton descarta rumores de problemas com Verstappen: “São contos de fadas”
F1: Norris revela ter conversado com várias equipes antes de aceitar novo acordo com McLaren
F1: Como e por que a Mercedes pode realmente vencer Verstappen no Brasil
F1: Gasly fala sobre possível estreia na Alpine em Abu Dhabi e “vergonhosa” suspensão por pontos
VÍDEO: McLaren liga MCL37 pela primeira vez
F1: Leclerc e Norris podem bater recordes negativos em 2023; saiba quais
F1: Russell admite que ficou frustrado ao ver Norris e Albon à sua frente em 2019
Três novatos com três objetivos diferentes a serem alcançados na temporada 2023 da Fórmula 1
F1: McLaren não tem medo de perder Norris para rivais
Ricciardo, Schumacher e mais: Quem são os pilotos reserva, de testes e “terceiros pilotos” da F1 2023?
F-E: Bird comanda primeiro treino em Diriyah; Di Grassi é 9º
Carros da Jaguar e Dragon dividiram primeiras quatro posições da tabela de tempos. Sérgio Sette Câmara foi o 13º
F1: Leclerc encerra testes da Ferrari em Fiorano e ‘tira ferrugem’
Monegasco foi encarregado de realizar último dia de testes para a equipe em pista particular com modelo de 2021
Domenicali alega que F1 em Las Vegas trará mais impacto que Super Bowl
Maior evento da NFL irá acontecer em Las Vegas no próximo ano, mas na visão do CEO a F1 trará mais repercussão
F1 nas alturas: Verstappen instala simulador em avião particular
Informação foi revelada pelo consultor da Red Bull, Helmut Marko
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções: