F1: 'Peça' da Mercedes para 2023 promete; saiba mais detalhes – UOL

0
97

A Mercedes terminou em terceiro lugar no campeonato de construtores da Fórmula 1 2022, atrás de Red Bull e Ferrari. O modelo W13 não brilhou, revelando-se um monoposto problemático devido a conceitos extremos e escolhas aerodinâmicas que não funcionaram, de modo que a impressão que ficou em relação à unidade de potência M13 E Performance também não foi boa. Entretanto, a realidade é um pouco diferente, conforme se vislumbrou principalmente no GP de São Paulo.
Não à toa, na fábrica da Mercedes em Brixworth, onde são produzidos os motores, os funcionários estão convencidos de que têm uma unidade competitiva para 2023 e vão querer provar isso no próximo ano.
Mercedes W13: ecco la power unit 2022
Photo by: Erik Junius
Os engenheiros chefiados por Haywel Thomas estão certos de que a unidade de potência de 2022 era certamente melhor do que parecia: na verdade, o monoposto de efeito solo, com seus zeropods, decepcionou devido à sua incapacidade de gerar carga aerodinâmica, não sendo capaz de andar na altura mínima que havia sido projetada no túnel de vento devido ao efeito nocivo do porpoising, o ‘salto’ que obrigou a Mercedes a aumentar a altura do carro, o que impactou no desempenho.
Lewis Hamilton, Mercedes W13
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
Decorrente desse aspecto negativo, o alto arrasto gerado pelo W13, que impedia a Mercedes de alcançar velocidades máximas compatíveis com as da Red Bull. Em Brixworth, os funcionários estão, e continuam convencidos, de que a unidade de potência homologada no início de 2022 e congelada até 2025 é capaz de rivalizar, se não superar, a unidade Honda/Red Bull Powertrains que contribuiu para o bicampeonato do holandês Max Verstappen.
A crença é legítima: nos dois GPs em que a eficiência aerodinâmica pesou menos, nas pistas de elevada altitude como México (2.200 metros) e Brasil (mais de 700 metros), as Flechas de Prata brilharam: houve ‘apenas’ briga pela vitória no Hermanos Rodríguez, mas em Interlagos a dobradinha veio e compensou a equipe da High Performance Powertrains após uma temporada cheia de decepções.
George Russell festeggia la prima vittoria in F1 nel GP del Brasile con la Mercedes W13
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
A Mercedes evolui seu motor híbrido desde 2014 e sua arquitetura, ao longo do tempo, foi copiada pela Honda (no ano passado) e pela Renault (em 2022), mas não pela Ferrari, que se manteve fiel a um esquema mais tradicional.
De qualquer forma, é interessante mostrar como o mesmo conceito evoluiu ao longo do tempo, com refinamentos constantes envolvendo cada detalhe. Quanto ao carro das Flechas de Prata, o abandono da filosofia de design do W13 deve trazer a equipe de Brackley de volta à briga contra a Red Bull em 2023: o alemão Nico Rosberg, campeão mundial de F1 de 2016 com a Mercedes, já vê o time germânico como desafiante de Verstappen. Já a Ferrari, que trocou de comando, é incógnita.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
FIA proíbe formalmente ‘truque’ em asa da Mercedes para 2023
F1: Docusérie “Lucky” mostra Bernie Ecclestone como você nunca viu antes
F1: Vasseur se despede da Alfa Romeo e transição à Ferrari deve começar na próxima semana
F1: Ferrari faz teste em Fiorano com pneus de chuva da Pirelli para 2023
F1: Ferrari resolve problema de confiabilidade no motor que afetou equipe em 2022; saiba mais
F1 – Ex-McLaren e os bastidores de Hamilton x Alonso: “Jogamos 2007 fora”
F1 – “Não ouso dizer se Hamilton será o nº1. Situação similar a com Rosberg”
F1: Para Ralf Schumacher, Hamilton e Russell poderiam guiar Mick na Mercedes
F1 – Wolff rechaça possibilidade de Binotto na Mercedes: “Muita porcelana quebrada entre nós”
F1: Rosberg acredita que Mercedes ‘ficará para trás’ no início de 2023
F1: Mercedes e o risco de não ser reerguer em curto prazo
AO VIVO: Assista à Super Final da Stock Car 2022 em Interlagos
Os quatro candidatos ao título saem do top 10 na primeira corrida deste domingo
F1 – Ex-McLaren e os bastidores de Hamilton x Alonso: “Jogamos 2007 fora”
“Se Fernando tivesse sido devidamente apoiado, provavelmente teríamos ganho os campeonatos de 2007 e 2008”
TCR South America anuncia naming rights e novos pneus para 2023
Banco BRB e Kumho são duas das novidades para a próxima temporada
Copa HB20 coroa primeiro campeão de 2022, com João Bortoluzzi na Super
Eduardo Fuentes venceu na Pro e Marcus Índio na Elite. Título das duas categorias serão definidos na segunda corrida, neste domingo

source

Leave a reply