F1: Presidente da FIA se diz surpreso com "reações adversas" ao anúncio da Andretti e Cadillac – UOL

0
98

O presidente da FIAMohammed Ben Sulayem, usou as redes sociais neste domingo para manifestar sua surpresa com a “reação adversa” de alguns setores sobre o plano da Andretti e Cadillac em entrar na Fórmula 1 a partir de 2026.
Depois que Ben Sulayem revelou no início desta semana que queria que a entidade explorasse o início do processo para colocar uma nova equipe no grid, a Andretti Autosport anunciou uma nova parceria com a gigante automobilística americana General Motors com a intenção de entrar na maior categoria do automobilismo.
O plano tem como foco a Andretti correr em parceria com a marca GM Cadillac, trazendo um novo nome de fabricante para a F1 no processo, caso seja concedida uma entrada até que a FIA faça um apelo formal para a Declaração de Interesse.  
Neste domingo, o presidente da entidade, Ben Sulayem, postou uma mensagem no Twitter expressando sua surpresa com a reação ao anúncio de Andretti e Cadillac, embora sem especificar a quem se destinava.
“É surpreendente que tenha havido alguma reação adversa às notícias de Cadillac e Andretti”, escreveu Ben Sulayem. “A FIA aceitou as inscrições de organizações menores e bem-sucedidas nos últimos anos. Devemos encorajar possíveis inscrições na F1 de fabricantes globais como GM e pilotos puro-sangue como Andretti e outros. O interesse das equipes em mercados em crescimento adiciona diversidade e amplia o apelo da F1.”
Após o anúncio de Andretti, a Fórmula 1 emitiu um comunicado observando que a adição de uma nova equipe ao grid não estava apenas sob a direção da FIA, mas também exigia a aprovação da F1 e das equipes existentes. A categoria também disse que havia conversas em andamento com outras partes que “não eram tão visíveis” sobre uma possível entrada de uma nova equipe.
A Andretti tem falado sobre seu plano de entrar na F1 nos últimos 12 meses, mas só conseguiu o apoio público de duas das 10 equipes atuais: McLaren e Alpine. Várias figuras-chave da categoria expressaram preocupação com o impacto financeiro de adicionar outra equipe ao grid, uma vez que isso diluiria a receita dos times existentes.
O grid com dez equipes existe desde o fechamento da Manor no final da temporada de 2016. Desde então, a Fórmula 1 passou por um enorme ‘boom’ comercial sob a propriedade da Liberty Media, particularmente nos Estados Unidos, e um enorme interesse dos fãs em todo o mundo.
Em agosto, o CEO e presidente da F1, Stefano Domenicali, disse que “não era um problema de quantidade” ao olhar para expandir o grid além de dez equipes, mas sobre “onde podemos ver um passo para aumentar o valor da F1”.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Equipe asiática revive interesse pela Fórmula 1 e mira entrada em 2026
F1: Ricciardo admite ter recusado vaga para 2023 por estar com síndrome de ‘burnout’
F1: Ben Sulayem alega que FIA não é “plataforma para projetos pessoais” dos pilotos
F1: Verstappen admite surpresa com diferença de pontos para Leclerc em 2022
F1: Novo chefe da Ferrari, Vasseur cobra ações mais rígidas e rápidas por violação do teto orçamentário
Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1
Programa traz discussão com bom humor sobre teses de cada um dos integrantes
Wolff explica motivos por trás da saída da Mercedes da Fórmula E
Montadora alemã deixou a categoria após o fim da temporada 2022, mesmo conquistando dois títulos consecutivos; estrutura foi vendida à McLaren
Análise técnica: Como a McLaren lidou com o choque de um problema na F1 2022
Superaquecimento do freio dianteiro surgiu na pré-temporada do Bahrein e forçou equipe a desviar recursos para a solução do problema
Dakar: Espectador italiano morre após acidente nas dunas
Torcedor não resistiu aos ferimentos durante transporte para hospital
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply