F1: Renault quer postura mais dura da FIA ao permitir ajustes de motores em 2023 – UOL

0
98

A Renault espera que a FIA seja mais dura com os fabricantes de motores da Fórmula 1 para garantir que as atualizações de confiabilidade não aumentem o desempenho.
Como a F1 entra no segundo ano de congelamento da unidade de potência que dura até o final de 2025, agora existem limites estritos sobre quais elementos dos motores podem ser alterados.
Ajustes de hardware destinados exclusivamente a fornecer aumento de potência não são permitidos, mas a FIA pode aprovar alterações destinadas a resolver problemas genuínos de confiabilidade.
No entanto, tais ajustes podem causar controvérsia se, como consequência da resolução de problemas, houver um aumento no desempenho.
A questão tem sido um ponto de discussão neste inverno europeu em meio a sugestões de que a Ferrari conseguiu dar um passo à frente com sua própria unidade de potência como consequência de ser capaz de resolver os problemas de confiabilidade que marcaram sua temporada de 2022.
O chefe de motores da Renault na F1, Bruno Famin, acha que até agora a FIA lidou bem com o processo com questões de confiabilidade, mas avalia que agora as coisas precisam ser rígidas com as equipes que tiveram um ano para entender melhor suas unidades de potência.
“Acho que o processo em 2022 com a FIA e os outros fabricantes foi muito bom. Pelo menos foi transparente, então todo mundo estava ciente do pedido dos outros, e isso é muito bom. Foi bem administrado pela FIA, eu acho.
Jack Doohan, Alpine A522
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
“Tem sido bastante tolerante em 2022. Acho que foi bastante normal porque todos foram afetados por problemas de confiabilidade: não apenas nós, claro, porque acho que tivemos 30/40/50/60/70 pedidos de diferentes fabricantes, então todos foram afetados por esse tipo de problema.
“Espero que a FIA seja um pouco mais forte no futuro, mas não tenho informações.”
Famin reconhece que a questão é complicada de lidar porque há alguns elementos da unidade de potência em que é difícil separar desempenho e confiabilidade.
“O que é um problema de confiabilidade pura e genuína?” ele disse. “É uma pergunta que não podemos responder porque, por trás do problema de confiabilidade, muitas vezes há um ganho potencial de desempenho, é claro. O limite nem sempre é muito claro.
“Se você tiver um problema com a bomba d’água como tivemos em 2022, acho que está claro que é um problema de confiabilidade pura: não há nada a ganhar em ter uma bomba d’água diferente.
“Mas se você precisar trocar o material dos anéis do pistão, poderá ter algo mais forte, ter mais batida, ter mais desempenho, então onde está o limite? Não é óbvio.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 
 
F1: Alpine acusa rivais de explorar “buracos” no regulamento do teto de gastos
F1: Novo chefe diz que não fará da Williams uma “mini-Mercedes”
F1: Mercedes não terá substituto direto para Vowles
F1: Andretti diz que “ganância” está por trás da negatividade de equipes atuais
Presidente da FIA reafirma que Fórmula 1 deve encorajar, não rejeitar, novas equipes
Diretor da Audi diz que regulamento de 2026 abriu caminho para entrada na F1
Allan McNish explicou o momento positivo que a montadora vive com montagem de suas operações
F1: Policiamento do teto orçamentário deve impedir “manobras” futuras, diz presidente da FIA
Sulayem acredita ainda que a aplicação correta da política de gastos deve ajudar equipes menores a crescerem e enfrentar as maiores
F1: Entenda como resposta errada no simulador levou Mercedes a sofrer com problemas no W13
Preocupações da equipe foram confirmadas quando atualização apresentada em Austin começou a dar os resultados esperados
F1: Wolff diz que novo contrato com Hamilton será resolvido em “algumas horas”
Chefe da Mercedes acredita que não haverá dificuldade em renovar acordo com heptacampeão mundial
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply