F1: Toto Wolff reascende assunto polêmico antes do GP de Interlagos – Torcedores.com

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Futuro da Fórmula 1 tem sido debatido nos bastidores em meio a um cenário de crise financeira no mundo; pilotos são contra
Por Cido Vieira Cido Vieira
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Crédito: Reprodução/Getty Images
Chefe da Mercedes, Toto Wolff aproveitou o GP de Interlagos, o penúltimo da Fórmula 1 na temporada 2022 para tocar em um assunto que tem gerado bastante discussão: limitação de salários para pilotos, com um teto limite. Apesar de classificar o assunto como um “tema controverso”, o diretor acha oportuna a medida, uma vez que o mundo está em crise financeira.
Atualmente, Lewis Hamilton, chefiado justamente por Wolff na Mercedes, detém o maior contrato em termos de salário na Fórmula 1. O britânico, que pressiona a equipe por um novo contrato, recebe 40 milhões de dólares anuais. Bicampeão consecutivo da principal categoria do automobilismo, Max Verstappen se aproxima destas cifras.
“Podemos ver que estamos enfrentando uma situação muito difícil na Fórmula 1 em geral. O esporte está crescendo e a Fórmula 1 está ganhando mais dinheiro e isso chega às equipes. Mas temos um limite de custos. Temos 140 milhões de dólares para mil pessoas. Com a inflação, não conseguimos nem pagar a inflação. A conversa sobre o subsídio salarial de 30 ou 40 milhões de dólares é inadequada quando você adota essa perspectiva”, prosseguiu.
Entre os principais pilotos, incluindo Hamilton, Verstappen, Fernando Alonso e outros, o discurso vai contra à limitação da salários. Questionado sobre a postura, Wolff admite que “como piloto, talvez eu diga a mesma coisa”.
“Mas as ligas americanas mais bem-sucedidas do mundo introduziram tetos salariais há 15 anos. Funciona muito bem por lá”, explicou o austríaco. “Precisamos encontrar uma maneira de agir de forma sustentável e nos tornar independentes de fundos soberanos ou equipes estatais”, complementou o chefe da Mercedes na Fórmula 1.
Com futuro incerto na equipe, Lewis Hamilton, de 37 anos, já foi avisado que uma extensão contratual passará diretamente pela sua postura de concordância em uma redução salarial para além de 2023.
STARTING GRID 🇧🇷
A front-row lockout for @MercedesAMGF1 👊
Fernando Alonso drops down the order following a penalty, and now starts P18 #BrazilGP #F1 pic.twitter.com/TG7BWw7KKj
— Formula 1 (@Fórmula 1) November 12, 2022

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