Fátima Bezerra: Por mais mulheres na política e no poder – O POVO
É uma alegria ocupar este espaço agora que o Nordeste acaba de dar demonstrações contundentes de que quer Lula presidente e mandatos democráticos e populares nos Estados. No Rio Grande do Norte, o povo me confiou a tarefa de estar novamente à frente do Executivo estadual pelos próximos quatro anos.
Não nego que esse reconhecimento revelado pelas urnas nos dá muito orgulho. A região nos dará outra governadora, em Pernambuco, mas o fato de ser uma mulher reeleita para o cargo me traz muitas reflexões.
Em meio à emoção da vitória, revejo a trajetória percorrida até aqui. Saí ainda menina de Nova Palmeira (PB) para seguir com meus estudos em Natal (RN). Foi na capital potiguar que comecei a militar no movimento social e me formei professora e pedagoga na UFRN.
A necessidade e o desejo de fazer muito mais pelo povo do RN me conduziu a dois mandatos na Assembleia Legislativa e três na Câmara Federal. Fui também senadora até me eleger pela primeira vez governadora em 2018.
A oportunidade de ter estudado foi um divisor de águas na minha consciência social e coletiva e por isso meus mandatos parlamentares estiveram fortemente dedicados à melhoria da educação. Foi a educação que me forjou e me deu ferramentas para romper barreiras e ocupar espaços de atuação política, por isso empenho todo o meu esforço para que a oportunidade seja para todas.
Quando me sento na cadeira de governadora, não estou sozinha, trago comigo a história de mulheres potiguares, nordestinas, que com sua resistência, com seu pioneirismo, nos abriram caminho. É uma enorme responsabilidade honrar a cada uma delas. É um compromisso de vida trabalhar todos os dias para que todas a mulheres do meu Estado se desenvolvam e ocupem os lugares que desejam, com segurança e com autonomia.
Os governos, o legislativo, os movimentos sociais e toda a sociedade organizada precisa estar consciente da necessidade de promover a participação das mulheres em todas essas instâncias de reivindicação, de planejamento e de decisão.
Com Lula que poderemos ter políticas públicas que voltarão a dar dignidade às mulheres no Nordeste e no Brasil. Lula já!
“
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especias como essas acesse sua conta ou assine O POVO +.