Fernando Henrique Cardoso manifesta apoio a Lula para o segundo turno da eleição – JOTA
Ex-presidente
Histórico adversário, tucano disse que votará no petista ‘por uma história de luta pela democracia e inclusão social’
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), manifestou nesta quarta-feira (5/10) apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno das eleições presidenciais.
Histórico adversário político de Lula, o tucano publicou uma mensagem no Twitter para declarar seu voto. “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.
Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social.
Voto em Luiz Inácio Lula da Silva. pic.twitter.com/xgs6citdJv
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 5, 2022
Dias antes do primeiro turno, FHC já havia se manifestado na mesma rede social sobre seu posicionamento neste pleito. Sem citar o nome de Lula na ocasião, ele divulgou uma “nota pública” na qual manifestava seu “voto pró-democracia”.
“Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”, disse o tucano em 22 de setembro.
Nesta terça-feira (4/10), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou seu apoio “incondicional” às candidaturas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu rival na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes nas eleições 2022.
O segundo turno das eleições presidenciais será disputado em 30 de outubro, entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). No primeiro turno, o petista recebeu 57.259.504 votos (48,4%), contra 57.259.504 (43,2%) do atual mandatário.
Em parceria com a F451, o JOTA lançou o Petecanos, novo podcast que conta a história de amor e ódio entre petistas e tucanos. A partir da decretação do Ato institucional 2, em março de 1965, que extingue os partidos políticos, o Petecanos começa a contar a história da criação dos dois partidos que acabariam dominando a política nacional por mais de 20 anos.
Ouça ao último episódio:
Erick Gimenes – Repórter freelancer
Compartilhe Facebook Twitter Whatsapp
Tags FHC JOTA PRO PODER Lula
Eleições 2022
Conheça o perfil de todos os políticos que ocuparão a Câmara dos Deputados
Redação JOTA | Eleições 2022
Desigualdade
Deputados eleitos receberam em média R$ 1,77 milhão, seis vezes mais do que a média
Letícia Paiva | Eleições 2022
MLAT
Até a interrupção do julgamento, o placar estava em 2 votos a 1 pelo não conhecimento da ação
Flávia Maia | Do Supremo
Eleições 2022
Segundo a pesquisa eleitoral do IPEC, 50% dos eleitores rejeitam Bolsonaro e 40% rejeitam Lula
Felipe Betim | Eleições 2022
Fake news
Ministro Paulo de Tarso Sanseverino fixou multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento
Flávia Maia | Eleições 2022
Carf
Evento será realizado entre os dias 3 e 4 de novembro e conta com a presença do presidente e da vice-presidente do Carf
Redação JOTA | Tributário