Ferrari revela ter parado desenvolvimento do carro de 2022 porque "dinheiro acabou" – Notícia de Fórmula 1 – Grande Prêmio
A Ferrari vive um encerramento de temporada 2022 bastante complicado na Fórmula 1. Após sonhar em brigar pelo título com a Red Bull, a equipe italiana viu a segunda parte do campeonato começar com a Red Bull sobrando e acabando com qualquer ilusão e termina com a Mercedes recuperada e em melhor forma. De acordo com o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, a situação atual vem do fato da equipe ter atingido o teto orçamentário.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Desta maneira, a equipe parou de desenvolver a F1-75, o carro de 2022. Nas últimas etapas e até Abu Dhabi, será somente voo de cruzeiro. O dinheiro chegou ao fim.
“Não foi uma escolha, simplesmente acabamos com o dinheiro para o teto orçamentário. Chegamos ao teto, não há mais possibilidade para desenvolver o carro, então só ficamos onde já estávamos”, afirmou.
“Claro que não comprometemos o desenvolvimento do carro do ano que vem, mas certamente decidimos parar o deste ano. Além do desenvolvimento normal, temos de produzir as partes para usá-las nos carros. Os custos extras seriam impossíveis de bancar”, seguiu.
Com relação à Mercedes, que conseguiu finalmente vencer uma corrida na temporada, o GP de São Paulo, Binotto foi claro: é algo esperado.
“Não é uma surpresa, acho que eles estavam rápidos mesmo no Brasil. Não é surpreendente, porque, olhando para as últimas corridas, com diferentes escolhas de pneus, talvez já tivessem conseguido vitórias. Foram os mais rápidos nas últimas corridas, então não assusta o que passou no Brasil. Eles foram a Austin com um pacote aerodinâmico que funcionou bem. Estão capitalizando”, encerrou.
A própria posição de Binotto à frente da Ferrari para 2023 é uma incógnita. A imprensa europeia já apontou que existe uma negociação para a saída dele e interesse na chegada de Frédéric Vasseur, embora a equipe tenha negado.
A Fórmula 1 encerra a temporada 2022 com o GP de Abu Dhabi, entre os dias 18 e 20 de novembro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.