Festa em homenagem ao samba completa 50 anos de resistência na Bahia – Jornal Correio

0
58

“Quem não gosta do samba bom sujeito não é / é ruim da cabeça ou doente do pé.” (Dorival Caymmi – O Samba da Minha Terra).

Quando o sábio e genial compositor baiano escreveu esses versos, ele sabia com certeza que o baiano também gosta de sambar e muito. E não é á toa que temos uma celebrada tradição desse autêntico ritmo nacional que, apesar de hoje ser mais cultuado no Rio de Janeiro, dizem os historiadores que nasceu na Bahia.

E é justamente um baiano chamado Edil Pacheco que vem ao longo de 50 anos realizando o chamado Dia do Samba. A data é comemorada dia 2 de dezembro e reúne os bambas, como aconteceu este ano mais uma vez na Cantina da Lua, do mestre Clarindo Silva, e que abrigou a galera para uma festa sempre animada. Edil pretendia realizar a festa em praça pública como sempre aconteceu. Mas, ultimamente, por falta de apoio dos órgãos que deveriam incentivar tal iniciativa, ele conta com o auxílio de abnegados que não deixam o samba morrer.

Só para lembrar, o Dia do Samba em Salvador foi criado em 2 de dezembro de 1963 em homenagem ao compositor mineiro Ary Barroso. Na década de 1930, ele conheceu a capital baiana e compôs a música “Na Baixa do Sapateiro”, na qual expressava todo seu amor pela Bahia: “Eu me descobri na Bahia. Os seus ritmos, seus candomblés, suas capoeiras, sua gente foram uma revelação para mim”, afirmou Barroso em uma entrevista em 1962.

***
Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.

As irmãs da peoa tentavam tirar ela do programa desde a noite anterior
As irmãs da peoa tentavam tirar ela do p…
Novo estilo é tendência em alta na moda urbana
Novo estilo é tendência em alta na moda …
Em seu segundo livro, autor faz uma crítica contundente à sociedade contemporânea
Em seu segundo livro, autor faz uma crít…
Orkestra Rumpilezz, IFÁ, Hamilton de Holanda e Amaro Freitas se apresentam neste final de semana
Orkestra Rumpilezz, IFÁ, Hamilton de Hol…
Agenda Bahia

Casacor

Simulados e vídeo aula …

Destinos

Eu, Corredor

source

Leave a reply