Festival de Verão Salvador tem alteração na grade de programação; confira o que mudou
Poucos dias após anunciar todas as atrações de sua 23a edição, que acontece nos dias 27 e 28 de janeiro, no Parque de Exposições, o Festival de Verão Salvador teve uma pequena modificação na grade de programação. O show em que MC Cabelinho convida TZ da Coronel agora será realizado no sábado, enquanto o encontro de Teto com Matuê passa para domingo. O evento idealizado e organizado pela Bahia Eventos repete o formato de sucesso implementado por Zé Ricardo, diretor artístico desde o ano passado, com a realização de 15 encontros singulares e shows criados especialmente para a ocasião.
A programação foi anunciada no dia 24 de outubro pelas apresentadoras da TV Globo Kenya Sade e Rita Batista em festa no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, que contou com pocket shows de Luísa Sonza, Baco Exu do Blues, Daniela Mercury, Teto, MC Cabelinho e Ilê Aiyê, todos nomes confirmados no line up da próxima edição. O Multishow e o Globoplay transmitem o evento, enquanto a TV Globo exibe os melhores momentos. Os ingressos para o maior festival do verão brasileiro, cujo mote desta edição é “Viva de novo esses encontros”, já estão à venda no site da Sympla.
“É um prazer enorme apresentar ao Brasil um festival com tamanha qualidade artística e com encontros desta proporção. É uma oportunidade única para o público viver experiências musicais inéditas. Isso só contribui com o propósito do festival de ser cada vez mais diverso, plural e inovador. Queremos fazer do FV um evento único que surpreenda a cada edição”, celebra Rogério Bruxellas, diretor-presidente da Rede Bahia, o maior grupo de comunicação do Nordeste do país e detentora da Bahia Eventos, que criou e realiza o Festival de Verão desde 1999.
A programação
A sensibilidade para perceber se haverá uma conexão profunda entre os artistas é, segundo Zé Ricardo, um dos fatores chaves para a construção de um line up criativo, um processo no qual o curador acaba servindo mais como um elo.
“Os encontros que funcionam nunca podem ser superficiais. Eles transcendem a afinidade musical e o talento, têm muito mais a ver com a conexão entre as pessoas envolvidas. O meu papel é apresentar, conversar, sugerir e abrir possibilidades, mas principalmente transmitir confiança. A profundidade do encontro dos artistas é fundamental. Aí quando vai para o palco, sempre vira uma coisa mais potente”, afirma o diretor artístico, um dos mais prestigiados do país.
Tal premissa permite que o conceito curatorial do festival traga as mais variadas convergências musicais. Os artistas da Bahia representam novamente a maioria entre as atrações. Os ícones da música baiana Bell Marques e Claudia Leitte irão cantar juntos pela primeira vez, enquanto Ivete Sangalo apresentará um show preparado exclusivamente para o festival e Daniela Mercury recebe as participações de Margareth Menezes e o grupo Ilê Aiyê.
Ainda dentro da seara local, o evento promove a confluência do rap com o pagode baiano, no encontro de Baco Exu do Blues com o grupo Psírico, a união dos tambores hipnóticos de Carlinhos Brown com o som pesado e eletrizante do Baiana System, além de uma apresentação solo do grupo Àttooxxá. No intercâmbio entre a Bahia e outros estados, o cantor Leo Santana recebe a cantora gaúcha Luísa Sonza enquanto o trapper Teto convida ao palco o amigo cearense Matuê.
A nova edição contará ainda com o show do cantor norte-americano CeeLo Green, autor dos sucessos “Crazy” e “Fuck You”, um dos destaques da programação. Depois da parceria bem-sucedida nas músicas “Cachimbo da Paz”, de 1999, e, mais recentemente, “Cachimbo da Paz 2”, o cantor Lulu Santos, um dos maiores hitmakers do Brasil, recebe no festival as batidas e rimas de Gabriel o Pensador.
Ainda no quesito “fábrica de sucessos”, Seu Jorge se reúne com o rapper Mano Brown, Iza divide os microfones com Liniker, o pagode romântico de Thiaguinho dialoga com o samba vibrante de Maria Rita e o pop de Gloria Groove faz uma interseção com a música de Péricles, outro representante do pagode. Por fim, em um encontro de vozes do rap carioca, MC Cabelinho sobe ao palco com a participação do cabofriense TZ da Coronel.
“Estou muito feliz com essa programação, é um line up muito forte. Convidei alguns nomes que participaram da última edição para apresentarem shows completamente diferentes agora. Alguns deles vieram como artista convidado e nesta edição virão com seus próprios shows. É o caso da Gloria Groove, que na última fez foi convidada do show da Ludmilla, e volta nesta edição convidando Péricles. Quase todos os encontros são inéditos e acredito que nenhum deles tenha sido apresentado antes em Salvador”, afirma Zé Ricardo.