FIA alivia protocolos e elimina necessidade de vacinação contra Covid-19 para F1 2023 – Grande Prêmio
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai relaxar os protocolos e medidas de segurança contra a Covid-19 na Fórmula 1 em 2023. Em uma reunião nesta semana em Bolonha, na Itália, a entidade optou por encerrar a obrigatoriedade de vacinação contra a doença nas áreas de ‘alta densidade’, como o paddock e o pit-lane.
Aqueles que possuírem sintomas ou tiverem testado positivo não vão poder acessar as áreas de ‘alta densidade’, então pilotos ou quaisquer funcionários das equipes que contraírem a doença não poderam participar das corridas. A outra mudança anunciada é que a entidade não vai mais organizar testes de Covid-19 nos GPs, mas vai informar locais para testagem perto dos eventos.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
LEIA MAIS: Diretor da FIA revela plano de ter carros “mais curtos e estreitos” na F1 a partir de 2026
A temporada de 2020 foi extremamente conturbada por conta da pandemia. O GP da Austrália foi cancelado às pressas e a Fórmula 1 só retornou no meio do ano na Áustria. Desde então, a categoria adotou protocolos rígidos para impedir a disseminação do vírus e garantir a segurança de todos os envolvidos.
Em 2021, a FIA permitiu o retorno de profissionais da imprensa e de outras áreas ao Paddock e nesta temporada acabou com os testes obrigatórios e a utilização de máscaras. Com as mudanças, Nico Rosberg, campeão da F1 em 2016, vai poder retornar ao paddock após ser barrado por não ter tomado a vacina.
A temporada de 2023 da Fórmula 1 se inicia no dia 5 de março, com o GP do Bahrein.