FIA inicia processo e Fórmula 1 pode ter mais equipes no grid a partir de 2024 – Torcedores.com
Torcedores – Notícias Esportivas
Candidatos interessados em entrar na Fórmula 1 serão avaliados e terão que apresentar soluções para reduzir a emissão de carbono
Por Octávio Almeida Jr em 12:31 de 02/02/23
Categoria: Automobilismo
Compartilhe
Crédito: Corrida de Fórmula 1
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) oficializou, nesta quinta-feira (2), o início do processo para a entrada de novas equipes no grid da Fórmula 1.
De acordo com informações oficiais, os candidatos interessados deverão comprovar que têm capacidade técnica e financeira para ingressar e continuar na principal categoria de automobilismo do mundo.
“O crescimento e o apelo mundial da Fórmula 1 estão em níveis sem precedentes”, iniciou Mohamed Sulayem, presidente da FIA.
“A FIA acredita que as condições são ideias para partes interessadas, desde que cumpram o critério de seleção para expressarem um interesse formal de entrada no campeonato”, acrescentou o dirigente.
A entrada de novas equipes no torneio, entretanto, não se limita apenas a critérios esportivos.
Os candidatos interessados também vão ter que apresentar soluções para reduzir as emissões de carbono. A meta da Fórmula 1 é zerar as emissões de carbono até 2030.
“Pela primeira vez na história, como parte das condições de seleção, estamos exigindo que os candidatos descrevam como vão cumprir os objetivos de sustentabilidade da FIA e como eles criariam um impacto social positivo através do esporte”, acrescentou Sulayem.
“O processo é uma extensão lógica da aceitação positiva do Regulamento de Unidades de Potência da FIA para a Fórmula 1 2026, que atraiu a Audi para a categoria, além de criar interesse de outras potenciais entradas”, finalizou.
O aumento do grid da Fórmula 1, contudo, só é viável a partir do ano que vem, uma vez que todas as duplas de pilotos titulares de 2023 já estão definidas.
FIA officially launches an application process for prospective Formula 1 teams@FIA @F1 https://t.co/ZfEKcvfEbw
— FIA (@fia) February 2, 2023