Fifa reconsidera grupos com três times e Copa do Mundo pode ter 104 jogos em 2026, diz jornal – ESPN.com.br
Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
A Fifa não está satisfeita com o formato de 16 grupos com três equipes adotado para a próxima Copa do Mundo e está discutindo em “conversas informais” e “papos de corredor” uma solução para o Mundial de 2026, que será realizado nos Estados Unidos, México e Canadá. As informações são do jornal inglês The Guardian.
A Copa do Mundo terá 48 seleções pela primeira vez na história daqui a quatro anos. A entidade máxima do futebol tomou a decisão em 2017 e informou o novo formato.
Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!
A preocupação está em ter jogos “mortos” nos confrontos decisivos da cada grupo e ver o interesse diminuir nestas partidas.
O formato poderia mudar para 12 grupos com quatro times cada um, classificando, além dos dois melhores, os oito melhores terceiros colocados. A Copa teria uma fase de 32 avos de final antes das oitavas e o campeão faria oito partidas, não mais as sete habituais.
Além disso, a Copa do Mundo passaria de 64 jogos para 104. O número de dias de disputa também teria que ser aumentado, algo que não agrada aos clubes.
A Fifa terá que encontrar uma solução sobre o formato da Copa do Mundo, uma vez que já está definido que a próxima edição terá 48 equipes. O torneio tinha 32 seleções e 64 jogos desde 1998, quando a Fifa havia decidido por um aumento no número de vagas.
A decisão ainda não foi tomada e os organizadores esperam conversar mais sobre o assunto para chegar a uma definição.