Flávio Dino assume MJ com inspeção e ouve pedidos para prender Bolsonaro – UOL Confere
Luís Adorno e Everton Soares
Do UOL e colaboração ao UOL, em Brasília
01/01/2023 18h07
Nos primeiros passos dentro do Palácio da Justiça como ministro, Flávio Dino decidiu fazer uma inspeção pessoal nas estruturas de onde vai trabalhar. O UOL acompanhou, com exclusividade, o reconhecimento feito por ele nas instalações do prédio do Ministério da Justiça –confira no vídeo acima.
Sempre faço, porque os detalhes têm que ser acompanhados para dar tudo certo. Estou ao mesmo tempo acompanhando a segurança: vim para cá para olhar de cima [dá para olhar o acesso, a praça dos Três Poderes e o prédio mesmo aqui
Flávio Dino, ministro da Justiça
O novo ministro:
Primeiras impressões e preocupação
No Salão Negro, Dino observou e ouviu, atentamente, informações sobre as organizações feitas no local previamente. Questionado sobre o resultado da inspeção, Dino resumiu: “Está bonito. Hoje vai ser uma festa bonita. O desafio, sobretudo hoje, é o acompanhamento da posse do presidente.”
Questionado sobre como se sentia ao entrar no Palácio da Justiça pela primeira vez como ministro, respondeu que ainda não sentiu. “Só vou pensar nisso depois do dia de hoje, que é um dia muito importante por conta dos antecedentes”, disse à reportagem entre pausas para cumprimentar servidores.
Ainda não pensei em mim mesmo, estou mais preocupado com o que está ao redor
Flávio Dino, ministro da Justiça
Extremismo em Brasília
Dino afirmou acreditar que o fato de Bolsonaro ter viajado para os EUA, alinhado com o pronunciamento feito pelo general Hamilton Mourão, ontem, motivará um freio nos eleitores extremistas do ex-presidente. Por isso, disse estar sentindo o clima local positivo com relação à segurança.
Dino reforçou o que já vinha dizendo nos últimos dias sobre os atos de violência cometidos em Brasília no último dia 12 de dezembro e sobre os crimes praticados contra o Estado Democrático de Direito por bolsonaristas: “Existem inquéritos em curso. Tudo vai ser objeto de apuração.”
Contato com o povo
Na saída do Salão Nobre, Dino foi até a Esplanada, onde observou os eleitores do presidente Lula chegando para acompanhar a cerimônia de posse. Um cercadinho de metal o separou dos militantes, mas isso não impediu uma aproximação. Assim que a população observou a presença do ministro, gritos de apoio a ele e a Lula foram iniciados imediatamente.
Dino resolveu, então, caminhar até os eleitores, que se amontoavam para conseguir tocar no ex-governador do Maranhão e tirar fotos. Enquanto permanecia em contato com os eleitores, ouviu pedidos de:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Por favor, tente novamente mais tarde.
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso