Ford pode retornar à F1 em parceria com Red Bull para 2026 – UOL

0
44

A Red Bull segue em busca de uma montadora para firmar uma parceria com a Red Bull Powertrains, sua nova divisão de motores na Fórmula 1, para o desenvolvimento dos componentes elétricos da unidade de potência. E após a queda das negociações com a Porsche, uma outra marca surge como candidata, podendo marcar o retorno de uma gigante ao esporte: a Ford.
A montadora americana teve seu último envolvimento na F1 com a Jaguar, entre 2000 e 2004, sem nunca conquistar os níveis esperados de sucesso. Após colocar um fim na operação, vendeu a equipe para a Red Bull.
A Ford também manteve envolvimento através dos motores Cosworth como parte de um acordo separado.
A marca vinha mostrando pouco interesse em retornar à F1 desde então, mas o crescimento do esporte, especialmente nos EUA, fez a situação mudar. E enquanto não parece ter interesse em financiar uma equipe oficial ou produzir seu próprio motor, fontes sugerem que um caminho está sendo avaliado: uma parceria com a Red Bull.
A Red Bull está comprometida a construir seu próprio motor a partir de 2026, com sua parceria atual com a Honda seguindo até o fim de 2025. Mas, a marca austríaca tem deixado claro que está aberta a colaborações com outras montadoras.
“Estamos totalmente focados em termos um motor Red Bull, e se tivermos um parceiro com mente aberta que pode contribuir ao projeto, então consideraremos, mas não é um pré-requisito”, disse Christian Horner mais cedo neste ano.
“Seremos a única outra equipe além da Ferrari a ter a construção de motor e chassi em um mesmo campus, em um mesmo local. Acreditamos que, para a competitividade a longo prazo da equipe, é o certo a ser feito”.
A Red Bull teve negociações avançadas com a Porsche sobre uma parceria para 2026, mas o acordo caiu por terra na última hora por temores da equipe perder sua independência. E o fim dessas negociações fez com que a Honda se tornasse a favorita ao posto, com o interesse em desenvolver os componentes elétricos do motor.
Só que fontes revelam agora que a Ford está explorando opções com a Red Bull, com as marcas já trabalhando juntas no Mundial de Rally. Segundo apurado, o caminho preferido pela Ford é diferente da Porsche, que queria um poder maior dentro da Red Bull, comprando parte das ações.
A Ford não teria interesse em uma compra formal da operação, e estaria feliz em deixar a Red Bull a cargo do desenvolvimento técnico da unidade de potência, podendo dar assistência em qualquer área necessária.
Seu envolvimento seria mais em marketing e presença de marca, se beneficiando de um envolvimento com a F1 e a Red Bull ganhando a expertise de uma marca global como a Ford.
Essa ligação teria implicações importantes para a Honda, que teve sucesso nessa última era apenas a partir de 2021. Enquanto sua ligação com a Red Bull para o futuro segue forte, a montadora confirmou junto à FIA seu interesse próprio para o desenvolvimento de motores 2026.
Isso deixa a porta para a equipe seguir um caminho próprio caso a Red Bull opte pela Ford. A Honda diz que nada está decidido, seja entrar como equipe própria, apenas como fornecedora, ou nada. Porém, especulações recentes colocam a montadora como interessada em uma parceria ou até mesmo a compra da AlphaTauri, o “time B” da Red Bull.
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ANÁLISE F1: Entenda por que Mercedes nunca considerou copiar Red Bull e Ferrari em 2022
F1: GP da Espanha planeja retorno ao traçado sem chicane de Barcelona
F1: FIA apresenta mais detalhes sobre planos para ‘otimizar’ corridas na chuva
Brawn indica que F1 precisará de mais um ano para acabar com divisão “inaceitável” do grid
As cinco equipes que participarão da categoria feminina F1 Academy
F1: FIA apresenta mais detalhes sobre planos para ‘otimizar’ corridas na chuva
Entidade busca amenizar problema de visibilidade causado pelos sprays em provas com tempo extremamente chuvoso
Brawn indica que F1 precisará de mais um ano para acabar com divisão “inaceitável” do grid
Ex-diretor esportivo, no entanto, destacou que mudanças implementadas já deram primeiros frutos
Prema anuncia que Rafa Câmara irá correr na FRECA em 2023
Brasileiro que faz parte da Academia de Pilotos da Ferrari vai deixar a Fórmula 4 para correr na Fórmula Regional Europeia
Super Fórmula: Igor Fraga se diz ansioso para restabelecer carreira no “mundo real” no Japão
Estrela do Gran Turismo esports fez aparição no teste da pós-temporada pela Impul em Suzuka na semana passada
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:

source

Leave a reply