Fórmula 1 anuncia categoria totalmente feminina para 2023 – UOL
A Fórmula 1 anunciou que iniciará um novo campeonato feminino a partir de 2023, conhecido como F1 Academy, para preencher a lacuna para as mulheres nas categorias juniores. A nova categoria visa aumentar os níveis de representação feminina nos grid das séries de alimentação que levam à F1, ajudando-as a progredir em direção ao topo da pirâmide das corridas.
A série de nível de Fórmula 4 começará em 2023, com um grid de 15 carros que terá cinco equipes com cada uma inscrevendo três carros. Essas equipes fazem parte da Fórmula 2 e da Fórmula 3, competindo em sete rodadas que compostas por três corridas, com uma rodada provavelmente em um fim de semana de Fórmula 1.
“Durante as avaliações das barreiras que as jovens pilotos enfrentam ao entrar na pirâmide da F1, ficou claro que elas não têm a mesma experiência que os homens da mesma idade”, diz um comunicado da F1.
“O objetivo é preencher essa lacuna e oferecer a elas acesso a mais tempo de pista, corrida e testes. Elas também crescerão trabalhando com equipes profissionais, que são reconhecidas no automobilismo por nutrir jovens pilotos e que os ajudarão a desenvolver as preparações técnicas, físicas e mentais cruciais”.
A F1 Academy contará com um chassi Tatuus T421 visto na Fórmula 4, motores fornecidos pela Autotécnica de 165cv e pneus Pirelli. Será administrado por Bruno Michel, CEO da Formula Motorsport Ltd, que supervisiona a Fórmula 2 e a Fórmula 3.
Embora a F1 subsidie cada inscrição com um orçamento de € 150.000 por temporada, os pilotos que competem na F1 Academy serão obrigados a igualar o valor, que afirma “representar uma fração dos custos normais em uma série comparável”.
Mas a Fórmula 1 disse em seu anúncio que a nova categoria não visa substituir a W Series, a série feminina que foi criada em 2019, mas foi forçada a reduzir sua temporada de 2022 devido a problemas de financiamento.
Marta Garcia, Beitske Visser at the start
Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images
A categoria disse que a F1 Academy “visa desenvolver e preparar jovens pilotos do sexo feminino para progredir para níveis mais altos de competição, incluindo W Series, Fórmula 3, Fórmula 2 e Fórmula 1”.
Acrescentando: “A W Series continua a fornecer uma grande plataforma para os pilotos e a F1 Academy destina-se a adicionar uma rota extra para a próxima geração de jovens pilotos do sexo feminino, que correrão em um ambiente que lhes permitirá ganhar experiência fundamental para uma grande quantidade de tempo de pista.”
“Todos devem ter a oportunidade de seguir seus sonhos e alcançar seu potencial, e a Fórmula 1 quer garantir que estamos fazendo todo o possível para criar maior diversidade e rotas para este esporte incrível”, disse o CEO e presidente da F1, Stefano Domenicali.
“É por isso que tenho o prazer de anunciar a F1 Academy, que dará às jovens pilotos a melhor chance de realizar suas ambições por meio de um programa abrangente que apoie suas carreiras e lhes dê tudo o que precisam para passar para a F3 e, esperançosamente, para a F2 e depois o ápice da Fórmula 1.
“Quanto mais oportunidades houver, melhor e isso foi projetado para fornecer outra rota para os pilotos terem sucesso.”
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
F1: Marko confirma Ricciardo como terceiro piloto da Red Bull em 2023
SEXTA-LIVRE: Verstappen dá resposta nos treinos em dia de grandes novidades em Abu Dhabi
FIA dobra limite de custos da F1 para corridas sprint em 2023
F1 – Wolff rechaça possibilidade de Binotto na Mercedes: “Muita porcelana quebrada entre nós”
F1 confirma palcos das seis sprints de 2023, incluindo Interlagos; veja o que muda
Stock Car: Di Mauro chega a Interlagos em busca de top 10 do campeonato
Piloto de 25 anos ocupa 11º lugar na classificação do campeonato
Copa HB20 definirá campeões da temporada 2022 neste fim de semana em Interlagos
Título está em aberto nas três categorias disputadas no maior grid monomarca do automobilismo brasileiro. Corridas acontecem neste sábado e no domingo
FIA dobra limite de custos da F1 para corridas sprint em 2023
Por outro lado, entidade não irá oferecer subsídio para danos causados durante acidentes nas corridas curtas do sábado
Cattucci mira o título da Copa HB20 em Interlagos
Atual campeão, piloto da Shell é o terceiro colocado na temporada