Fórmula 1 divulga calendário de 2023 com 24 corridas, volta da China e caos logístico – Grande Prêmio

0
53

A Fórmula 1 divulgou, nesta terça-feira (20) a primeira versão do calendário da temporada 2023, a mais esperada dos últimos tempos. A programação foi aprovada em votação virtual do Conselho Mundial do Esporte a Motor. Com novas etapas e a queda de outras, o Mundial formatou o que planeja ser a mais longa temporada de todos os tempos. Se nos últimos dois anos, o plano era ter 23 corridas e acabou caindo por terra e tendo somente 22, a ideia de 2024 é ter 24 provas num campeonato que comece no início de março e dure até novembro.
Conforme esperado e discutido nos últimos meses, o GP da França está fora dos planos. O tradicional evento havia ficado fora do calendário entre 2009 e 2017, antes de voltar em 2018, na pista de Paul Ricard. De lá para cá, foram quatro edições, com o cancelamento de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. Agora, conforme temido nos círculos da F1, a França fica novamente desabrigada.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
LEIA MAIS: Williams aguarda Albon, mas deixa De Vries em stand-by para GP de Singapura
Mas é somente a França que perde o espaço – além, claro do GP da Rússia, que estava no calendário de 2022 e foi cancelado devido à invasão russa em território ucraniano. Esta queda, porém, estava confirmada desde o início deste ano. Outra praça que esteve severamente ameaçada foi a Bélgica e sua tradicional Spa-Francorchamps. Desta maneira, o GP belga permanece no calendário do ano que vem, bem como Mônaco, rapidamente aventada como um evento em risco.
“A presença de 24 corridas no calendário 2023 da Fórmula 1 é mais uma evidência do crescimento e do apelo do esporte em escala global. A adição de novos locais e a permanência de praças tradicionais sublinham a boa administração do esporte através da FIA. Estou muito satisfeito por sermos capazes de levar essa nova era emocionante de corridas, criada a partir do regulamento de 2022, a uma base de fãs ainda maior em 2023”, comentou o Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.
“Na composição do calendário da Fórmula 1 2023, os membros do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA também estão atentos ao calendário da prestigiada 24 Horas de Le Mans”, completou o mandatário, citando a ausência da Fórmula 1 no fim de semana do centenário da histórica prova do endurance, que acontece entre 10 e 11 de junho.
O calendário conta com duas sequências de três corridas em domingos consecutivos. A primeira delas é com os GPs da Emília-Romanha, Mônaco e Espanha, que acontecem respectivamente em 21 de maio, 28 de maio e 4 de junho. A segunda sequência é na fase americana da programação, já no fim de 2023, com os GPs dos Estados Unidos, Cidade do México e São Paulo acontecendo em 22 de outubro, 29 de outubro e 5 de novembro.
As novidades não são revolucionárias. Uma delas é o GP de Las Vegas, confirmado em abril deste ano para uma nova pista de rua na ‘Cidade do Pecado’, nos Estados Unidos, como a penúltima etapa da temporada. O GP do Catar é outro que entra no circuito com uma nova pista. O acordo com o país do Oriente Médio é de dez anos e foi traçado em 2021, quando o Catar se dispôs a realizar de maneira emergencial uma corrida para substituir o então cancelado GP da Austrália.
Além dos novos eventos, quem retorna ao calendário é o GP da China, em Xangai. Nos últimos meses, os atores da F1 andam falando sobre uma expansão chinesa a exemplo do que aconteceu nos Estados Unidos, atualmente com três provas. O país, porém, está fora do calendário desde 2019, por conta da pandemia do novo coronavírus e das restrições logísticas impostas pelo governo local para diminuir a circulação do vírus. A moral da China com a F1 é tamanha que a corrida de 2019 foi justamente a milésima da história da categoria.
Como esperado, o GP de São Paulo será a antepenúltima etapa do calendário, marcado para o dia 5 de novembro, completando uma sequência de três corridas em domingos consecutivos. A data é próxima do feriado de Finados, que acontece no dia 2 de novembro, uma quinta-feira.
O começo da temporada 2023 volta a ser realizado no Bahrein, bem como nos últimos dois anos, com a Austrália perdendo o posto que ocupou desde 1996.
F1 2023, Calendário Oficial:
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

source

Leave a reply